Ataque suicida mata 17 em casamento no Afeganistão

Ao menos 17 pessoas morreram e 43 ficaram feridas neste sábado quando um camicase detonou a carga explosiva que levava no casamento da filha de um parlamentar na província de Samangan, no norte do Afeganistão.

Em um comunicado, o presidente Hamid Karzai “condena duramente” o atentado, realizado no início da cerimônia nupcial da filha do influente parlamentar Ahmad Khan, que faleceu no ataque.

O chefe dos serviços secretos de Samangan também morreu no atentado.

Um balanço anterior, fornecido pelo chefe do departamento de saúde pública da província de Samangan, Ahmad Samid, informava sobre 15 mortos e 60 feridos. Mais tarde, a presidência afegã falou de 23 mortos e 60 feridos, mas depois revisou seus números em baixa, fixando-os em 17 mortos e 43 feridos.

“Mais uma vez, os inimigos do Afeganistão mataram gente inocente e um membro da jihad (guerra contra os soviéticos) que se esforçava para restabelecer a unidade on país”, acrescentou o presidente Karzai em um comunicado.

Ahmad Khan foi chefe de guerra durante décadas no conflito com a União Soviética, antes de começar a formar parte do parlamento afegão, em 2011.

O porta-voz das forças de segurança afegãs para o norte do Afeganistão, Lal Mohamad Ahmadzai, informou sobre 22 mortos e mais de uma centena de feridos, e assegura que o camisace detonou seus explosivos enquanto dava um abraço em Ahmad Khan.

A explosão ocorreu na entrada do salão de festas, um edifício de dois andares onde um fotógrafo da AFP viu turbantes, sapatos e roupas cobertos de sangue.

Até o momento, nenhum grupo reivindicou o atentado. Zabiulá Mujahid, um porta-voz dos talibãs contactado pela AFP, disse “não estar ciente” de um atentado de suas tropas no norte.

A província de Samangan, no norte do Afeganistão, costuma ser muito menos instável que o sul do país, onde os talibãs lutam contra as forças favoráveis pelo governo apoiadas por uma coalizão da Aliança Atlântica (Otan).

Expulsos do poder no fim de 2001 por uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, os talibãs combatem o governo afegão e seus aliados da Otan através, principalmente, de atentados suicidas e da detonação de bombas de fabricação caseira.

Outra autoridade política morreu na sexta-feira na província de Laghman, próxima a Cabul. Hanifa Safi, diretora de Assuntos Femininos para a região, faleceu na explosão de uma bomba colocada em seu carro. O governo local acusou os talibãs por este atentado.

A população civil é a principal vítima do conflito no Afeganistão. Em 2011, segundo a ONU, morreram mais de três mil civis como consequência da guerra afegã, um número recorde.

Fonte: Diário de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.