Atirador do Colorado comparece à audiência de tribunal dos EUA

James Holmes, em audiência nesta segunda-feiraFoto: TV / Imagem CNNDe olhos arregalados ou, por vezes, quase fechados, com expressão ora aturdida, ora impassível e cabelos de cor laranja avermelhada, James Eagan Holmes, de 24 anos, o atirador que matou 12 pessoas e feriu outras 58 na pré-estreia do filme “Batman – O Cavaleiro das Trevas ressurge”, em Aurora, no Colorado, compareceu nesta segunda-feira à primeira audiência judicial sobre o caso. E seu comportamento contribuiu para manter o mistério sobre a motivação do crime e o seu estado mental, os dois aspectos que devem se tornar pontos-chave em um julgamento que pode terminar em pena de morte para o ex-estudante de um programa de doutorado em Neurociência.

Algemado nos pulsos e nos tornozelos, com um macacão vinho, Holmes parecia grogue e precisou do empurrãozinho de um dos advogados de defesa para levantar quando William Sylvester, juiz da corte distrital do condado de Arapahoe, entrou no tribunal. Nas diversas ocasiões em que o juiz fez perguntas diretas ao acusado, as respostas foram dadas pelos advogados.

Cerca de 40 familiares das vítimas acompanharam a audiência, que durou apenas 15 minutos e serviu basicamente para orientar o acusado sobre seus direitos ao longo do processo e para a defesa obter autorização para visitar o apartamento de Holmes e o cinema Century 16, onde ocorreu a matança. O pai de uma das vítimas se sentou na primeira fileira e encarou o acusado durante toda a sessão.

A defesa do atirador ficou a cargo do chefe da defensoria pública da região, James O’Connor. Desde que foi preso na madrugada da última sexta-feira, logo após o crime, Holmes permanece em uma solitária no Centro de Detenção do Condado de Arapahoe para evitar que se torne alvo de ataques de outros detentos.

A acusação deve ocorrer na próxima segunda-feira e ele deve ser indiciado por homicídio qualificado. A promotora responsável pelo caso, Carol Chambers, disse que consultará as famílias para determinar se tentará obter a pena de morte, uma decisão que pode ser tomada até 60 dias após a denúncia, mas que é considerada praticamente certa por especialistas. Dos três condenados que estão no corredor da morte no Colorado, dois foram processados por Carol.

De acordo com o ex-promotor de Denver Craig Silverman, o crime cumpre os requisitos da legislação de pena de morte do estado, incluindo premeditação, múltiplas vítimas e a morte de uma criança:

– Se ele não for executado, o Colorado pode jogar fora a legislação de pena de morte.

Para especialistas, o único recurso viável para a defesa de Holmes é adotar como estratégia a alegação de insanidade mental.

– Existem alguns crimes, cuja própria natureza simplesmente grita ‘maluco’. Este é um desses casos – disse o advogado David Lane, que já representou 25 réus em casos com pena de morte, ao “Denver Post”, lembrando que a definição legal de insanidade significa falta de habilidade para distinguir o certo e o errado no momento do crime.

Debate de falta de controle de armas volta à tona

Em San Diego, onde vivem os pais de Holmes, Lisa Damiani, uma advogada contratada pela família, disse que Arlene Holmes, mãe do atirador, foi mal-interpretada pela imprensa. Na sexta-feira, ela disse a uma equipe da ABC: “Vocês estão com a pessoa certa”. Nesta segunda-feira, a advogada disse que a frase se referia a ela mesma, e não ao filho. Damiani não deu informações sobre o paradeiro da família.

O caso de Holmes trouxe de volta o debate sobre a falta de controle na compra de armas e munição nos EUA. Com poucos cliques no teclado, sem qualquer fiscalização das autoridades ou checagem de antecedentes, o atirador conseguiu comprar 6 mil cartuchos de munição pela internet, gastando o equivalente a US$ 3 mil em poucos meses.

As limitadas restrições existentes estão em vigor apenas em estados como Illinois, Massachusetts e Nova Jersey e em cidades como Los Angeles e Sacramento.

No início do mês passado, Holmes encomendou um colete à prova de balas em um site chamado Tactical Gear.

– Penso que isso indica o senso de urgência e mostra premeditação – disse Chad Weinmann, presidente da empresa, ao “New York Times”.

No programa “This Week”, da ABC, o comissário de polícia da Filadélfia, Charles Ramsay, defendeu um controle maior sobre compras e vendas.

– Nada acontece porque muitos legisladores no nível federal infelizmente não têm a coragem de fazer alguma coisa.

Uma lei destinada a regular as vendas de munição pela internet foi apresentada ao Congresso em 1999, mas nunca foi adotada. Em ano eleitoral, com a Câmara controlada por republicanos que costumam apoiar direitos de proprietários de armas, nem mesmo o massacre parece capaz de colocar esse tema sensível na agenda de Washington.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.