Atletas paralímpicos embarcam para Inglaterra com meta de ficar entre os sete países com maior número de medalhas

Rio de Janeiro – Com o objetivo de ficar entre os sete países como mais medalhas no Jogos Paralímpicos de Londres, os atletas do basquete em cadeira de rodas, futebol de 7, goalball, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado a embarcam hoje (13), às 22h50, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, para Inglaterra.

“A nossa meta, quando a gente delineou o planejamento estratégico quatro anos atrás, era ficar entre os sete melhores no quadro geral de medalhes. Então a gente está indo com essa expectativa. A gente sabe que não vai ser fácil.

 Os nossos adversários estão de olho no Brasil, mas a gente fez um planejamento, foram quatro anos de treinamento, intercâmbios internacionais. Tudo isso para propiciar as condições e chegar a este resultado lá”, disse Luciana Scheid, coordenadora da equipe que partiu da capital fluminense.

Os atletas desembarcam amanhã em Manchester, onde passam o período de aclimatação e fazem competições amistosas. É a primeira vez que a delegação paralímpica brasileira chega com antecedência ao país sede dos Jogos, para se adaptar ao fuso horário, clima e alimentação. Eles também terão a oportunidade de treinar com estrutura e equipamentos de ponta, iguais aos que serão usados nas competições.

Luciana disse ainda que houve muito incentivo ao esporte paralímpico nesses quatro anos, com a descentralização de recursos. Levantamento feito pela Agência Brasil aponta que, dos 182 atletas que vão a Londres, 43 não foram contemplados pelo Programa Bolsa Atleta este ano, o que corresponde a 23,6%.

Para o jogador de futebol de 7, Wanderson Olieveira, o apoio tem sido essencial para o crescimento do esporte no país. “Acredito que houve uma melhora sim, temos ajuda do governo com o Bolsa Atleta. Temos a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com esse suporte que vem dando pra nossa modalidade”.

Em quarto lugar em 2008, depois do bronze em Sidney 2000 e prata em Atenas 2004, Wanderson está confiante em conquistar mais uma medalha. “A gente vem em um trabalho muito bom. Tivemos a renovação da equipe, com atletas mais novos. Com certeza esta é a melhor equipe em que pude estar presente”, disse.

Carlos Santos, do tênis em cadeira de rodas, ressaltou que a sua modalidade também evoluiu desde Pequim. “Começamos com dois representantes em Atenas e Pequim. Em Londres, vamos com cinco tenistas. Então é uma evolução natural pelo trabalho que foi feito neste ciclo olímpico. Um trabalho bem feito de Pequim para Londres”, declarou.

Nos Jogos de 2008, em Pequim, o Brasil terminou na nona colocação no quadro de medalhas, com 16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze, 47 no total.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.