Aumentam casos de câncer de pele entre jovens

Os casos de câncer de pele estão em ascensão entre os jovens, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira nos Estados Unidos, que sugere que os centros de bronzeamento artificial e a falta de aplicação de protetor solar em crianças possam estar por trás deste aumento.

Entre 1970 e 2009, as taxas de melanoma (câncer de pele) aumentaram oito vezes entre as mulheres e quadruplicaram entre os homens, segundo especialistas da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, que estudaram o histórico de 256 pessoas no estado de Minnesota neste intervalo de tempo.

 No entanto, o índice de mortes por melanoma caiu no mesmo período, o que sugere que uma intervenção precoce poderia ajudar a salvar vidas, segundo os cientistas.

 Os resultados deste estudo podem não ser representativos da totalidade dos Estados Unidos, mas o principal autor da pesquisa, Jerry Brewer, dermatologista da Clínica Mayo, fez soar o alerta sobre o que chamou de um “aumento alarmante em mulheres entre 20 e 30 anos”.

“Não existe o que poderíamos chamar de bronzeado de base saudável”, afirmou Brewer, categórico.

“Mesmo quando os jovens têm uma compreensão maior dos efeitos prejudiciais do bronzeado, ainda não mudaram seu comportamento e se expõem ao sol tanto ou mais do que se fazia nos anos 80”, acrescentou.

Embora o estudo atual não tenha se concentrado nas razões que explicam este aumento, Brewer destaca que outros pesquisadores demonstraram que as pessoas que usam centros de bronzeamento – uma indústria que fatura 5 bilhões de dólares ao ano – têm 74% mais chances de contrair melanomas do que aqueles que não se bronzeiam.

 Jennifer Stein, dermatologista do centro médico Langone da Universidade de Nova York, concordou em que o bronzeamento artificial pode ser uma das principais causas da ascensão.

 “Uma possível explicação para este rápido aumento em casos de melanoma poderia ser o uso de centros de bronzeamento entre os adolescentes, o que se tornou muito popular nos últimos anos”, disse Stein, que não participou do estudo.

“É importante que as pessoas protejam sua pele da exposição a raios ultravioleta e que observem sua pele para o aparecimento ou alterações nas pintas, o que pode ser sinal de melanoma. A chave para sobreviver ao melanoma é a detecção precoce”, explicou.

 O melanoma é a forma mais letal de câncer de pele e espera que cause 76.000 novos casos e 9.100 mortes nos Estados Unidos este ano, segundo números do Instituto Nacional do Câncer.

 As pessoas com maior risco são as que têm cabelos claros e olhos azuis ou verdes. Passar muito tempo exposto ao sol e ter tido uma ou duas queimaduras com bolhas na juventude também aumenta os riscos.

 Para evitar a doença, os médicos recomendam a limitação à exposição ao sol, o uso de protetores e o acompanhamento frequente de alterações em pintas.

 Da AFP Paris

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.