Azul calcula que 25 mil clientes foram afetados por incidente em Viracopos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O fechamento do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), desde a noite de sábado (13), já afetou 25 mil passageiros da companhia aérea Azul até o fim da manhã desta segunda-feira (15). O balanço foi divulgado pelo diretor de comunicação da empresa, Gianfranco Beting. Todos os pousos e decolagens foram cancelados em Viracopos após um incidente com um avião de carga às 20h de sábado. Um dos pneus do trem de pouso da aeronave estourou na aterrissagem e o cargueiro ficou parado na única pista de Viracopos. Não há prazo para liberação das operações.
Até o meio-dia desta segunda-feira, 416 voos haviam sido cancelados, segundo balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A Azul também divulgou o cancelamento de todas as operações no aeroporto até as 15h, com total de 450 chegadas e partidas da companhia. A aérea representa 85% do movimento de passageiros no terminal. Quinze aviões da empresa estão parados no aeroporto. Este é o maior período de fechamento de Viracopos nos últimos dez anos, segundo a Infraero.
O diretor de comunicação da Azul não falou sobre prejuízo e sobre medidas judiciais contra a Centurios Cargo, responsável pelo cargueiro. Desde domingo (14), a Azul suspendeu a venda de passagens, até que os problemas sejam resolvidos. Passageiros de três voos, com destino a Navegantes (SC), Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE), chegaram a entrar na sala de embarque depois que a empresa solicitou a possibilidade de operar com meia pista. O pedido foi negado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por questões de segurança.
O objetivo é estabilizar a aeronave para rebocá-la e retirá-la da pista. A estrutura será reforçada para uma nova tentativa nesta segunda-feira, segundo a concessionária. Ao todo, 70 pessoas trabalham na retirada do cargueiro, entre elas inspetores da Agência Nacional de Aviação Civil, da Infraero e da empresa responsável pela aeronave, a Centurion Cargo. A explosão dos pneus também provocou uma fissura no asfalto, que precisará de reparos. O G1 tentou contato com a Centurion, mas até a publicação da reportagem ninguém havia sido encontrado para falar sobre o assunto.
Os passageiros de voos que tinham partidas previstas de Viracopos na manhã desta segunda estão sendo levados de ônibus pelas companhias aéreas para os terminais de Congonhas, emSão Paulo (SP), e de Guarulhos (SP). Funcionários das empresas estão os orientando sobre as opções para seguirem viagem. Equipes da Anac e do Procon Campinas foram enviadas para o aeroporto para fiscalizar o serviço prestado aos passageiros prejudicados.
Concessão de Viracopos
Atualmente, o aeroporto está em transição para a iniciativa privada. O projeto de ampliação foi apresentado pela concessionária que venceu o leilão em setembro e anunciou a intenção de antecipar a construção da segunda pista de pouso, inicialmente prevista para 2018.
O processo de transição da operação do aeroporto da Empresa Brasileira de Infraero para a iniciativa privada foi iniciado em 13 de agosto e está dividida em três etapas. Até meados de novembro a operação segue sob responsabilidade da Infraero, mas é assistida pela equipe da concessionária, que está se familiarizando com todos os processos.
Posteriormente, a concessionária assume a operação de Viracopos, com a supervisão da Infraero, por um prazo de 90 dias. Em fevereiro de 2013, a responsabilidade da operação de Viracopos passa a ser exclusiva da iniciativa privada.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário