Baixas dos EUA no Afeganistão chegam a 2.000

Militares levam caixão de soldado morto no AfeganistãoUm ataque neste sábado em um posto de controle no leste do Afeganistão provocou a 2.000ª morte entre militares americanos no país desde a invasão no final de 2001.

Além do soldado americano, um mercenário estrangeiro e soldados afegãos também foram mortos no ataque, supostamente promovido por um agente infiltrado da insurgência nas forças de segurança afegãs.

Os ataques promovidos por membros das forças do Afeganistão vêm aumentando neste ano e já levaram as forças da coalizão internacional a suspender operações conjuntas com as forças afegãs neste mês.

Segundo o Pentágono, as operações conjuntas haviam sido retomadas apenas há alguns dias.

A nacionalidade do mercenário estrangeiro morto no ataque não foi divulgada.

Dúvidas sobre retirada

Mortes no Afeganistão

  • 2.000 soldados americanos
  • 1.066 soldados não americanos da coalizão
  • 20.000 civis (aproximadamente)
  • 10.000 soldados afegãos (aproximadamente)
  • centenas de mercenários estrangeiros
  • número desconhecido de insurgentes

Ao menos 52 soldados estrangeiros – cerca de metade deles americanos – foram mortos neste ano em ataques classificados com “verde contra azul” (em referência aos uniformes verde das forças afegãs e azuis das forças lideradas pela Otan).

Em todo o ano passado, ataques desse tipo haviam deixado 35 mortos no total.

Centenas de soldados afegãos já foram dispensados ou detidos após uma investigação sobre os ataques internos.

O aumento desse tipo de ocorrência vem reduzindo ainda mais o apoio à guerra em países que participam da coalizão internacional.

Isso também vem elevando as dúvidas sobre a capacidade da Otan de manter seu cronograma de retirada das tropas de combate do país, prevista para 2014, quando apenas um pequeno contingente estrangeiro permaneceria no país treinando e orientando as forças afegãs.

Arma apontada

Soldado americano no AfeganistãoSegundo levantamento, 40% das mortes foram provocadas por explosivos improvisados

As duas mortes deste sábado ocorreram na Província de Wardak, segundo um porta-voz da coalizão internacional.

Um soldado afegão teria apontado sua arma para os militares americanos e começado a disparar.

Autoridades afegãs dizem que o incidente ocorreu em um posto de checagem próximo a uma base do Exército afegão no distrito de Sayedabad.

O chefe de polícia de Wardak disse à BBC que alguns soldados afegãos também foram mortos.

Estimativas

A contabilização da 2.000ª morte de militar americano no Afeganistão foi confirmada pelas Forças Armadas do país neste domingo. Durante a guerra no Iraque, 4.409 soldados americanos foram mortos.

A contagem de mortos inclui tanto soldados mortos em ação quanto aqueles que morreram posteriormente no hospital ou mortos fora de situações de combate.

Um relatório do Instituto Brookings, dos Estados Unidos, estima que 40,2% das mortes de americanos no Afeganistão foram causadas por explosivos improvisados e 30,3% por ataques armados.

Segundo os números oficiais, ao menos 17.644 soldados americanos já foram feridos em ação no Afeganistão.

Entre os militares britânicos – o segundo maior contingente no país – o total de mortes chega a 433.

Não há dados exatos sobre o total de mortos entre os afegãos, mas a maioria das estimativas calculam ao menos 20 mil civis e 10 mil membros das forças afegãs mortos.

Também não há dados sobre o total de mortes de membros do Talebã ou de outros grupos insurgentes.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.