Baixo nível do rio preocupa barqueiros
Os admiradores da paisagem em Juazeiro e Petrolina já perceberam que o nível do rio São Francisco está diminuindo nos últimos dias. Vários bancos de areia são visíveis, a navegação se torna mais complicada e as alterações preocupam os responsáveis pelo tradicional transporte nas embarcações entre as duas cidades.
Do lado petrolinense, algumas barcas não conseguem mais fazer o embarque e desembarque de passageiros no ponto determinado devido à profundidade. Desde 1989, Jone de Souza Lopes trabalha nas barquinhas e afirma que este é o momento mais crítico que acompanha. “A gente optou por ficar apenas com uma embarcação aqui em Petrolina e as outras em Juazeiro, porque aqui não tem porto para as outras”. Ele afirma que o horário do serviço continua o mesmo para não prejudicar a rotina dos passageiros, mas teme que haja prejuízos caso não chova o suficiente para aumentar o nível. “Vai ficar difícil mesmo se baixar mais”.
A equipe de reportagem do Gazzeta do São Francisco entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) que informou que a diminuição da vazão do São Francisco não interfere no abastecimento de água em Petrolina. De acordo com informações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), atualmente, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS para atender à demanda de consumo, visa preservar o estoque armazenado no Reservatório de Sobradinho maximizando a geração térmica e complementando com intercâmbio de energia para a Região Nordeste.
[T] Lidmillie de Castro [F] Williano da Silva
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário