Bancários conseguem liminares e agências da Caixa não abrem em seis Estados

O plano da Caixa Econômica Federal de abrir pouco mais de 500 de suas 2.346 agências em todo o País neste sábado (12) sofreu mudanças de última hora nesta sexta-feira (11). Sindicatos dos bancários em pelo menos seis Estados — São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Sergipe – conseguiram liminares e não deverão dar expediente nas agências.

A decisão mais recente foi em São Paulo, onde a juíza do Trabalho Maria Eulália de Sousa Pires concedeu liminar para que 48 agências da Caixa deixem de abrir neste sábado na capital, Osasco e região metropolitana. Por não ser dia de expediente bancário, o sábado só poderia ser usado para “conclusão de serviços inadiáveis”, o que, no entendimento da magistrada, não é o caso.

Em caso de descumprimento da decisão judicial em SP, a multa ao banco está fixada em R$ 5 mil para cada funcionário.



Os pareceres nos outros cinco Estados que obtiveram liminares é semelhante ao da juíza em São Paulo. Alguns sindicatos de municípios de Santa Catarina também conseguiram decisões favoráveis para a não-abertura das agências, enquanto no Maranhão a direção sindical orientou a categoria a não comparecer. Em outros Estados, como Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, o expediente será supervisionado e estão previstas manifestações contra a direção da Caixa.

A expectativa da Caixa em abrir suas agências neste sábado visa receber a população —  em geral quem não tem tempo de ir ao banco durante a semana —  interessada nas ofertas de crédito do banco, agrupadas no programa Caixa Melhor Crédito. O expediente tem como objetivo esclarecer os clientes e não clientes quanto aos juros praticados na Caixa e também quanto à melhor maneira de administrar o orçamento.

A presidente do sindicato dos bancários em São Paulo, Juvandia Moreira, afirmou que a direção do banco tomou a decisão unilateralmente, sem consultar a categoria em todo o Brasil.

— Fomos comunicados pela imprensa, tentamos falar com a direção do banco, mas ela tomou uma decisão unilateral e se recusou a atender os representantes dos trabalhadores. Por isso tivemos de recorrer à Justiça pra preservar o direito de descanso dos bancários. O HSBC já tentou forçar o trabalho aos sábados e também não permitimos. O sindicato não admitirá que invistam contra os direitos dos bancários.

As demandas em outras regiões são diversas. Enquanto no Rio Grande do Sul o sindicato pede que “o programa seja resolvido dentro da jornada normal de trabalho”, segundo palavras da secretária geral Rachel Weber, no Ceará a solicitação é mesmo pela contratação de mais funcionários para implementação do plano de empréstimos da Caixa.

Nos demais Estados do País, a expectativa é de abertura das agências da Caixa, das 9h às 16h deste sábado. Procurada pelo R7, a assessoria de imprensa do banco não foi encontrada para comentar o assunto.

Oferta de empréstimo é um dos carros-chefes

Além da oferta de empréstimos, quem procurar a Caixa neste sábado vai receber orientações sobre a melhor maneira de fazê-lo e como alongar dívidas. Os atendentes farão simulações baseadas na necessidade do cliente e, comparando as diferentes situações, vão apontar a melhor solução.

Neste mês e também em abril, o banco público anunciou redução das taxas de juros nas linhas de crédito destinadas aos consumidores e também às empresas. Outra medida de incentivo é beneficiar os clientes ao facilitar a troca de empréstimos caros para outro, com taxas mais baixas e prazos mais longos.

Além de já impactar todos os 25 milhões de atuais clientes do banco, a Caixa quer também atrair novas adesões.

Na última quinta-feira (10), a instituição cortou os juros das operações de financiamento de veículos, empréstimos para construir ou reformar a casa própria (Construcard) e penhor, todos voltados para pessoas físicas.

Já para as empresas, a redução abrange as taxas de cheque especial e antecipação de recebíveis de cartões de crédito.

No financiamento de veículos, a redução de taxas abrange as aquisições de veículos novos, com cota de financiamento de até 70% do valor do bem.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.