Banco Central descarta subir preço da gasolina em 2012
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Banco Central manteve nesta quinta-feira as projeções para reajustes de preços de uma série de produtos, conforme divulgação feita por meio da ata do Copom. Para gasolina e gás de botijão, a projeção de aumento de preço no acumulado do ano da autoridade monetária foi mantida, em relação à reunião de julho, em 0%.
Da mesma forma, o Comitê manteve a projeção de reajuste das tarifas de telefonia fixa em 2012 em -1% e, de eletricidade, em +1,4%.
O colegiado continuou também com a perspectiva de que os preços administrados ou monitorados terão aumento de 3,6% este ano. Por fim, disse esperar que a projeção de reajuste desses preços para 2013 se mantenha em 4,5%, como já aguardava em julho.
O aumento do preço dos combustíveis é um assunto recorrente neste ano, principalmente, porque a Petrobras teve de aumentar seus preços para melhorar seu desempenho financeiro. O governo, até hoje, reduzia o Cide, um imposto que era cobrado dos postos de gasolina, mas esse tributo foi zerado neste ano. Ou seja, não há, segundo o governo, outra medida capaz de conter o reajuste. A dúvida, agora, é quando ele será feito.
Com a subida dos preços, o principal receio do governo é que eles puxem a inflação para cima, pois ela já tem crescido em função da alta nos preços dos alimentos.
Fonte: Agência Estado
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário