Bancos apresentam propostas para reduzir custo do crédito

Os bancos privados apresentaram ao Ministério da Fazenda nesta terça-feira mais de 20 propostas de melhorias necessárias para a redução do spread bancário (a diferença entre o custo de captação do dinheiro para os bancos e quanto cobram, na ponta, do consumidor).

Entre os pedidos apresentados pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) na tarde desta terça-feira ao secretário-executivo da pasta, Nelson Barbosa, está a regulamentação do cadastro positivo de devedores, que foi aprovado em 9 de junho mas ainda não foi regulamentado. Isso precisa acontecer através de decreto do Executivo.

Além disso, a federação apresentou a proposta adiantada hoje pela Folha, de ampliar um benefício já existente, mas restrito às pessoas físicas no limite de R$ 30 mil e para dívidas agrícolas. Nesses casos, a Receita Federal permite a diluição do pagamento de impostos que incidiriam no ato da renegociação dos débitos atrasados.

Os bancos também querem que seja permitido que quem quiser dar parte de suas reservas em fundos de previdência como garantia em empréstimos possa fazê-lo.

Outra proposta apresentada foi a extensão, a todas as categorias de crédito, da obrigação do devedor de continuar pagando a dívida imobiliária principal quando a cobrança de juros é questionada na Justiça. “Isso reduziria o custo da inadimplência”, afirmou Murilo Portugal, presidente da Febraban.

VELHAS DEMANDAS

Reivindicações antigas dos bancos, como redução do compulsório (percentual que os bancos são obrigados a deixar depositado no Banco Central sem remuneração) e queda na tributação, também fizeram parte das conversas.

“O Brasil tributa de forma pesada a intermediação financeira. Sugerimos a redução no IOF sobre operações financeiras e também sobre a Contribuição Social sobre Lucro Líquido [CSLL]”, disse o presidente da entidade.

Portugal ainda defendeu que o spread vem caindo desde 1995. “Há alguns momentos em que aumenta, como no início deste ano, mas são alguns décimos de percentagem, em razão da alta da inadimplência”, disse, frisando que a inadimplência representa 29% do spread e que o lucro dos bancos é 30% da diferença entre o custo de captação e as taxas finais.

Segundo Portugal, Barbosa analisará as propostas e deve marcar novas reuniões. “Não se trata de quem vai ceder primeiro, mas sim de todos trabalharmos na mesma direção. Agora, a bola está com a Fazenda”.

Sobre o levantamento da consultoria Economática, que mostrou que o setor bancário liderou os lucros em 2011, Portugal rebateu que os resultados do setor “estão dentro do padrão internacional”.

O chamado “spread” é composto pela margem de lucro dos bancos, impostos, inadimplência e despesas administrativas (ou seja, pelo que o banco vai “adicionando” ao custo que ele mesmo paga na captação de recursos no mercado para chegar aos juros que cobra dos clientes).

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.