Bancos serão fiscalizados nesta sexta-feira
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Acabou a paciência do grupo de trabalho que discute a segurança das agências bancárias do Recife com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Nesta sexta, o poder público volta a fiscalizar os bancos da capital pernambucana. De acordo com o promotor de Defesa do Consumidor, Ricardo Coelho, após mais de R$ 15 milhões em multas já aplicadas, agora vai ser dado início ao processo de interdições.
“Cerca de 100 agências já foram fiscalizadas e a grande maioria não cumpria as leis municipais referentes à segurança bancária. Fizemos uma pausa para assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas a Febraban desistiu e depois voltou atrás. Vamos continuar o trabalho”, destacou Coelho ontem, após mais uma reunião do grupo de trabalho, do qual participam Polícias Civil e Militar, prefeitura, Procon e sindicatos.
O promotor afirmou que, no início da semana, após investida ao Banco Itaú que fica dentro do Real Hospital Português e que resultou na morte de um vigilante, a Febraban voltou a procurar o Ministério Público de Pernambuco para assinar o TAC.
“Na próxima segunda-feira, vamos apresentar à Febraban, em reunião aqui no Ministério Público, o texto do TAC. Vamos ver se eles querem mudar algo. Depois dessa negociação, vou a São Paulo para assinar o documento junto aos presidentes dos bancos. Mas enquanto isso, a fiscalização continua.”
O TAC tem como objetivo obrigar os bancos a instalar dispositivos de segurança de acordo com as leis municipais vigentes, como câmeras de vídeo, vidros blindados, biombos para separar os caixas da área comum da agência, mais vigilantes e estacionamento especial para carros-fortes.
PROTESTO – O Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco está organizando um protesto para pedir mais segurança nos bancos do Estado. A categoria pretende entregar, na próxima semana, uma carta aberta à população.
A manifestação deve ocorrer em frente ao Real Hospital Português, na área central do Recife, onde o assalto de segunda-feira deixou também dois clientes e um ladrão feridos.
Fonte: JC Online
Nenhum comentário