Bater o ponto ou ter horário flexível?

O horário comercial dita que todo funcionário deve começar sua jornada às 8h e encerrar às 18h. Mas isso não funciona assim para todos. No debate entre o horário tradicional (o famoso “bater ponto”) e o flexível é o bom senso que deve nortear qual postura adotar, de acordo com o perfil da empresa e o cargo do trabalhador. A professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco Tânia Nobre acredita que a cautela é o melhor caminho na hora de adotar um horário flexível. “Trabalhar em horários diferentes tem que ser algo esporádico, não é algo que possa ser feito todos os dias”, explica.

O cargo dos funcionários também pode determinar o período de trabalho. Segundo a professora, postos que dependem de trabalho em grupo devem evitar horários diversos para não atrapalhar a produtividade da equipe. Esta mesma produtivididade, no entanto, pode aumentar se o funcionário exercer algum trabalho de criação, realizado individualmente. “A satisfação do empregado com a compreensão por parte dos superiores pode se reverter de forma muito positiva para a empresa”, comenta. Em alguns cargos, no entanto, não há como atender à este tipo de demanda. “O horário de trabalho de alguns funcionários impacta diretamente no cotidiano dos colegas. Imagine como seria a situação se um porteiro, responsável por abrir a empresa, resolvesse chegar em um horário diferente em cada dia”, observa.

Qualquer mudança, no entanto, deve ser combinada com o gestor da empresa ou chefe imediato. A flexibilidade também precisa de motivos que justifiquem a adaptação. É o caso, por exemplo, de funcionários que fazem alguma capacitação ou pós-graduação. É o que acontece com o gamedesigner Fábio Florêncio. Cursando mestrado em Design na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o músico precisou de um horário mais maleável do que o comercial. “Seria impossível conciliar o mestrado com esse horário. Eu não teria como realizar as duas atividades, de forma alguma”, observa o funcionário, que também dá aula em uma faculdade particular.

A gerente administrativa da empresa na qual Fábio trabalha, a produtora de software Daccord, Marisa Oliveira, acredita que a maleabilidade pode ser boa para funcionários e empresa. “Geralmente, nós combinamos o horário no momento da contratação, mas pode ser feita uma conversa posterior a esse respeito”, observa. No caso de flexibilidade para curso de pós-graduação, Marisa acredita que a liberação pode ser um investimento no quadro da empresa. “É uma adaptação que pode contribuir para o desenvolvimento dos profissionais”, completa.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.