BBC anuncia novo diretor-geral em meio a crise

Tony Hall (PA)Hall, de 61 anos, atualmente executivo-chefe da Royal Opera House britânica, trabalhou durante 28 anos na BBC, onde ocupou o cargo de diretor de jornalismo.

Chris Patten, presidente da Fundação da BBC (BBC Trust), órgão que governa a emissora, disse que a experiência jornalística do novo diretor será “inestimável em um momento em que a BBC tenta reconstruir sua reputação”.

Hall afirmou estar comprometido em garantir que os serviços de jornalismo da BBC “sejam os melhores do mundo”.

Sua nomeação ocorre após a renúncia de George Entwistle do cargo de diretor-geral, em 10 de novembro, 54 dias depois de ele ter assumido o cargo.

Entwistle renunciou diante do que chamou de “padrões jornalísticos inaceitáveis” de uma edição do programa Newsnight (um dos mais importantes da emissora), que tratava de acusações de abuso sexual em um lar para crianças no País de Gales nos anos 1980. O programa levou, erroneamente, a especulações de que Lord McAlpine, um ex-político conservador, teria cometido abusos contra menores (apesar de não ter citado o nome do ex-político).

Jimmy Savile

Mas essa não foi a única polêmica envolvendo o Newsnight. Em dezembro de 2011, o programa decidiu não levar ao ar uma investigação feita sobre as acusações de que o ex-apresentador da BBC Jimmy Savile (uma lenda da TV britânica entre os anos 1960 e 80, morto no ano passado) teria abusado sexualmente de menores de idade.

Em outubro, a emissora concorrente ITV levou ao ar sua própria investigação a respeito de Savile, o que despertou uma onda de novas acusações contra o apresentador.

Ao mesmo tempo, o episódio levantou questionamentos a respeito de por que o Newsnight não levou sua apuração ao ar. O programa alegou razões editoriais e negou ter sofrido pressão para abandonar suas investigações.

Diversos inquéritos foram abertos, dentro e fora da BBC. O editor do Newsnight, Peter Rippon, afastou-se de seu cargo em 22 de outubro, aguardando a conclusão de uma investigação interna liderada pelo ex-chefe da Sky News, Nick Pollard, que apura o engavetamento do programa.

Mudanças

Atualmente, o cargo de diretor-geral da BBC está sendo ocupado interinamente por Tim Davie. Tony Hall assume o posto em março, com um salário anual de 450 mil libras (R$ 1,5 milhão).

Ao anunciar sua contratação, Patten disse que a BBC precisa “avaliar a forma como opera e colocar em curso mudanças para que se mantenha à altura dos padrões exigidos pelo público. Tony Hall é a pessoa certa para liderar (esse processo)”.

Ele descreveu o novo diretor-geral como “alguém de dentro” que está atualmente ocupando um cargo fora da emissora.

“Como um ex-funcionário da BBC, ele entende como a cultura e o comportamento da corporação fazem dela, em seus melhores momentos, a melhor emissora do mundo. E, com a vantagem de seu ponto de vista externo, (Hall) entende as críticas, às vezes justificadas, à corporação, de que ela pode ser muito institucional e olhar muito para si própria.”

Hall declarou que a BBC tem tido “semanas difíceis”, mas agregou que “juntos superaremos isso”.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.