Bebês em situação crítica na maternidade do Hospital Agamenon Magalhães

Bebês recém-nascidos internados na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do Hospital Agamenon Magalhães (UCI/HAM), no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte no Recife, passam por uma situação crítica de superlotação. Segundo o Conselho Gestor do HAM, a unidade tem capacidade para 14 leitos, mas atualmente atende 31 pacientes que necessitam de atenção especial.

Pelo menos oito desses bebês deveriam estar em ambiente isolado, conforme recomenda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para casos de contaminação por bactérias.

As bactérias diagnosticadas foram Enterobacter Cloacae, Klebsiella Pneumoniae, Citrobacter, Serratia Marcescens, Enterobacter Aerogenes. Alguns dos bebês estão com mais de uma contaminação. Segundo as normas da Anvisa, para precaução de contato, são necessárias algumas orientações básicas, tanto para proteção dos profissionais de saúde como também para evitar contágio entre bebês. A recomendação é de que, nos casos em que não é possível fazer isolamento de quarto, os berços estejam numa distância igual ou superior a um metro.

No entanto, a realidade na UCI do HAM é bem diferente. Fotos que a Folha de Pernambuco teve acesso mostram que os bebês estão colocados próximos, a uma distância de quase um palmo.

“A situação é lamentável. O Governo não tem a estrutura que afirma ter e engana o povo”, afirmou uma técnica de enfermagem do hospital responsável pelas imagens. Ela trabalha na rede pública de saúde há mais de 20 anos e não terá o nome revelado para evitar represália. Em nota oficial, Secretaria estadual de Saúde (SES), entretanto, aponta que todos procedimentos realizados estão dentro daqueles estabelecidos pela Comissão Estadual de Infecção Hospitalar.

A situação também está complicada para gestantes ou aquelas que já tiveram o parto realizado, devido ao deficit de leitos. Algumas mães foram colocadas no corredor do hospital porque não há espaço suficiente na enfermaria. “A situação é lamentável. São misturadas as mães que já tiveram com as que ainda vão parir. Elas foram colocadas nos corredores porque o número de leitos é insuficiente”, afirmou a denunciante. Na maternidade, são 48 leitos para mulheres que já tiveram seus partos realizados. Atualmente, 61 pacientes recebem atendimento na unidade. Já a sala de parto, que tem capacidade para 25 pacientes, conta com 33 pessoas em atendimento.

O HAM é referência para partos de alto risco, mas também acaba atendendo demandas que deveriam ser supridas pelos municípios. A média é de 400 partos por mês naquela unidade. Em resposta enviada, o órgão reconhece a alta demanda na maternidade do HAM. Ainda na nota, a Saúde esclarece que houve readequação do espaço e de insumos, além de estar reforçando o número de profissionais para garantir o atendimento a todos os pacientes na unidade. A diretoria da SES afirmou também que não há falta de profissionais, tampouco de medicamentos.

A SES ressaltou que está dando prioridade ao atendimento materno infantil em Pernambuco. De acordo com a pasta, somente este ano foram investidos mais de R$ 2,6 milhões na construção de 20 novos leitos, sendo dez de UCI e dez de UTI Neonatal, no Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, o que possibilitou a realização de partos de alta complexidade na unidade, tornando-a referência para a região. As maternidades referência para atendimento de alto risco são as dos hospitais Barão de Lucena, Agamenon Magalhães, Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

Fonte: FolhaPE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.