Bebidas, sorvete, passagem de avião e batata frita puxam alta de preços nas férias escolares
Quem tem filho em idade escolar sentiu um impacto maior no bolso durante as férias deste ano, já que os produtos e serviços relacionados ao recesso subiram 8,83%, em média, segundo levantamento da FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgado nesta sexta-feira (6).
Os xaropes e bebidas de sabores variados, passagens aéreas, sorvetes e a batata frita subiram até quatro vezes mais que a inflação do ano, que ficou em 6,36%, segundo o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da própria FGV.
Os preços de bebidas preparadas ou xaropes aumentaram 22,3% durante o período de férias, quase quatro vezes a inflação do ano passado. Ainda no grupo alimentação, os sorvetes aumentaram 16,97%, a batata frita, 14,13% e os iogurtes ficaram 11,74% mais pesados no bolso do consumidor.
Entre os serviços, as passagens aéreas encabeçam o ranking de aumento de preços, com aumento de 18,17%
Os preços da hospedagem também estão mais salgados, já que as tarifas dos hotéis aumentaram 12,35%. Completam o grupo das maiores altas o teatro, 10,6% mais caro, e os clubes, cuja mensalidade subiu 10%.
O economista André Braz, autor da pesquisa, sugere que as famílias planejem com antecedência as finanças domésticas para acomodar essas despesas extras e evitar surpresas desagradáveis.
Segundo ele, como as férias são previsíveis, os brasileiros precisam reservar uma determinada quantia para evitar gastos exagerados num pequeno e determinado período de tempo.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Nenhum comentário