Biocombustíveis enfrentam grave crise

Ao longo desses seis anos, o Fórum alcançou uma dinâmica própria e foi incorporado definitivamente ao calendário das discussões do setor e das energias renováveis no Brasil. “Ele começou de maneira muito despretensiosa, até modesta, com o objetivo de inaugurar um debate sobre as energias renováveis fora do Centro-Sul.

Foi ganhando adesão, participação, qualificação. Importantes pessoas do setor passaram a participar ativamente dele”, contou o presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro. De acordo com Monteiro, a 6ª edição do Fórum acontece em um momento de extrema importância para o segmento.

 “Nós estamos vivendo uma crise aguda, sobretudo no setor do álcool carburante (etanol). Há uma crise clara de identidade, de escala de produção.

Os carros flex estão aí, mas mesmo assim o etanol perdeu a sua competitividade na bomba (do posto de gasolina), devido à política de desoneração da gasolina, que o onerou. Uma medida que vai na contramão, pois se desonera o combustível sujo, enquanto se onera o combustível limpo”, explicou.

Para o presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha, essa política é controversa. “No plano estadual, as políticas tributárias de competitividade são adequadas. No entanto, no ambiente federal, estamos enfrentando uma fase agu­da de dificuldades concorrenciais com os combustíveis fósseis, já que o governo tem desonerado os tributos que incidem sobre eles.

Essa matriz energética, inclusive, vem sendo preenchida com importações”, disse. Segundo ele, é preciso que ocorram políticas federais indutoras. “Elas precisam estabelecer regras e normas com maior previsibilidade para consumidores, distribuidores e produtores”, afirmou.

Renato Cu­nha disse ain­­­da que o primeiro passo para a superação da crise vivenciada pelo etanol é a garantia da isonomia dos biocombustíveis em relação aos combustíveis fósseis. Solucionar a questão é imprescindível, já que o setor é de grande importância para a economia nacional. “A indústria de cana-de-açúcar, através do etanol, desde 1975, na época do Proálcool, vem economizando divisas para o País, efetuando abastecimento no mercado interno.

 O pioneirismo do Brasil com o etanol gera mais de um milhão de empregos diretos, ativa uma indústria de bens de capital, com equipamentos feitos no País. Além disso, o cluster da cana-de-açúcar gera renda em vários municípios, fazendo uma agroindústria cada vez mais sustentável”, afirmou.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.