Bispo e esposa serão sepultados hoje, após celebração do ofício fúnebre

Está marcado para as 14h de hoje, na capela da Paróquia Anglicana Emanuel, em Olinda, o ofício fúnebre do bispo da Igreja Anglicana dom Robinson Cavalcanti e de sua esposa, Miriam Cavalvanti. O velório, iniciado na manhã de ontem, foi marcado pelo clima de comoção e por orações. Centenas de pessoas, entre fiéis, sacerdotes, amigos e políticos com quem o bispo anglicano trabalhou estiveram presentes ao tempo, que permaneceu aberto durante todo o dia. Por duas vezes, pastores conduziram cerimônias de despedida.

A cerimônia fúnebre celebrada hoje será presidida pelos bispos eleitos da Diocese do Recife, Evilásio Tenório e Flávio Adair, e concelebrada por pastores. Após o culto, o casal será sepultado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Investigação – Enquanto isso, a polícia prossegue nas investigações sobre o assassinato do casal. Segundo as investigações, Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, de 29 anos, principal suspeito de matar o pai, o bispo Robinson e a nãe, a professora Miriam, tinha um plano de assassinatos em série com prazo para ser concluído: 8 de março. Era nesse dia que ele pretendia voltar ilegalmente para os Estados Unidos, entrando pelo México.

Até lá, dez pessoas seriam mortas. Matar, aliás, era algo que Eduardo já estaria acostumado a fazer. Segundo a Polícia Civil, uma testemunha que prestou depoimento, ontem, no DHPP, disse que ouviu o próprio suspeito afirmar que já tinha acabado com a vida de muita gente nos Estados Unidos. Lá, ele teria esfaqueado pessoas, assim como fez com os pais, e jogado pedaços de corpos num contêiner.

A lista com os nomes das próximas vítimas de Eduardo no Brasil e a descrição de como seriam praticados os crimes foi encontrada, no último domingo, num caderno escrito pelo suspeito. A denúncia foi feita ao Diario por um dos alvos, uma jovem de 18 anos, que há três recebia assistência dos pais de Eduardo, o que provocava ciúmes no filho adotivo. No dia do crime, embriagado, o suspeito chegou a comentar com a jovem que não gostava do pai por tê-lo abandonado nos Estados Unidos por 13 anos. A polícia aguarda a alta médica de Eduardo, que está internado no Hospital da Restauração, para colher seu depoimento. Enquanto isso, deve ir à casa de praia da família, em Alagoas, onde o suspeito passou os primeiros dias desde que voltou ao Brasil.

Ontem pela manhã, no velório de Robinson e da mulher, na Paróquia Anglicana Emanuel, em Olinda, estiveram presentes as duas irmãs que recebiam ajuda do casal. Miriam, que foi professora de uma delas, solicitou a guarda das duas depois de saber que elas sofriam maus-tratos na casa da tia, onde viviam até serem encaminhadas ao Conselho Tutelar. Com a guarda provisória autorizada, as meninas começaram a morar na casa do pastor e da mulher. Há dois meses, passaram a viver numa residência próxima, alugada pelo casal. Só conheceram Eduardo quando ele voltou do Brasil. “No domingo, ele entrou bêbado na minha casa e perguntou se eu gostava do pai dele. Disse que sim. Ele contou que era revoltado por ter ido para os Estados Unidos. Demonstrou ódio”, contou a jovem de 18 anos que viu, à noite, seu nome na lista das pessoas que seriam mortas.

Na vizinhança, o assunto gerou comentários. Nos dias que antecederam o crime, Armando Luna, 29, um mexicano que mora na casa em frente a do casal, conversou com Eduardo, em inglês, que relatou parte do plano de vingança. “Ele voltou para matar algumas pessoas. Pretendia fazer isso até o dia 8. Depois iria voltar para os EUA de forma ilegal. Expliquei que seria difícil pelo México, como ele queria, mas ele iria tentar”, disse. Segundo o vizinho, ele também chegou a dizer que fazia parte da facção criminosa Mara Salvatrucha, que age nos Estados Unidos e América Central. O grupo é especializado em tráfico de drogas, extorsão e extermínio. “Ele queria comprar uma metralhadora e sair matando muita gente. Disse ainda que fugiu para não ser deportado para o Brasil”, completou Luna.

Fonte: Diario de Pernambuco

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.