Bolívia ordena ‘toque de recolher’ para facilitar censo

Meninos passam em frente a um cartaz promovendo o censoO governo da Bolívia estabeleceu uma espécie de “toque de recolher” de um dia no país para facilitar o trabalho de pesquisadores de um censo populacional.

Nesta quarta-feira, a maior parte dos bolivianos está proibida de circular pelas ruas e viajar. Comerciantes que decidirem abrir as portas serão punidos com sanções econômicas.

O objetivo é que os moradores fiquem em casa para receber os recenseadores, cujo trabalho atualizará a última contagem populacional, feita em 2001.

O resultado do novo censo determinará a repartição de recursos financeiros do governo e a cota de representação política dos departamentos (Estados) nas instituições administrativas e Parlamento.

Os maiores beneficiados devem ser o departamento de Santa Cruz, o motor agroindustrial do país, e a cidade de El Alto – um polo receptor de migrantes do campo.

Já os departamentos de Potosi e Oruro podem perder poder político e recursos, por serem fontes históricas de emigrantes para outras regiões do país e imigrantes para o exterior.

“Nenhum lugar vai ficar aberto, por isso vamos passar o dia em família assistindo filmes e futebol, já que não vamos poder sair de casa”, disse o mecânico Javier Machicao à BBC Mundo.

Ele afirma ter medo das multas que serão impostas aos cidadãos que forem flagrados nas ruas sem uma autorização especial.

A comerciante Rosa Rocío Luna se queixou por perder um dia de trabalho.

“Isso me prejudica por acontecer em um dia útil, deveria ser feito em um fim de semana. Vou perder dinheiro”, disse.

Questão étnica

O censo também está causando polêmica no país devido à questão étnica. Os bolivianos terão que declarar aos pesquisadores com qual grupo étnico se identificam.

Isso gerou reclamações do grupo indígena Aymara, que fala uma das 34 línguas reconhecidas pelo governo no censo. Eles afirmam que a pesquisa não refletirá fielmente as subdivisões dentro da nação Aymara.

Analistas afirmam que o resultado final no censo deve ser a diminuição do número oficial de indígenas no país e o crescimento da população que se declara mestiça.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.