Bombardeios em Aleppo marcam nova escalada da violência na Síria

Ataque em Aleppo (AFP/Getty Images)O ataque das forças do governo sírio contra Aleppo, segunda principal cidade da Síria, marca uma nova escalada da violência no país.

A cidade, que é a capital econômica da Síria, foi bombardeada por caças militares nesta terça-feira, em ataques que tinham como alvo posições rebeldes na área de Tariq al-Bab, na zona leste.

Acredita-se que esta tenha sido a primeira vez no conflito sírio que essas aeronaves foram usadas para bombardear alvos urbanos.

No fim de semana, rebeldes que lutam contra o governo do presidente Bashar Al-Assad haviam lançado uma ofensiva contra a cidade.

O correspondente da BBC na região, Ian Pannel, testemunhou a reação do governo, descrita por ele como um ataque coordenado às posições rebeldes.

“Mortos, civis e combatentes feridos foram levados a hospitais e clínicas improvisadas”, diz Pannel. “O custo humano do conflito continua a aumentar.”

Segundo grupos de oposição, a violência nesta terça-feira provocou cerca de 90 mortes no país, pelo menos 20 delas em Aleppo.

Também há relatos ainda não confirmados de que centenas de refugiados foram atingidos pela violência quando tentavam deixar o país pela fronteira com o Iraque.

De acordo com a ONU, a deterioração da situação na Síria levou cerca de 10 mil refugiados iraquianos a fugir do país em menos de uma semana.

Refúgio

O avanço dos rebeldes levou a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, a dizer que os ganhos territoriais poderão resultar em um refúgio seguro para a oposição dentro do país.

Em entrevista em Washington, Hillary disse que o ritmo dos eventos está se acelerando e pediu que a oposição síria esteja preparada para uma transição de poder.

A secretária americana disse também que ainda não é tarde demais para que o próprio presidente Assad se prepare para essa transição.

Segundo correspondentes, a batalha pelo controle de Aleppo se espalhou por toda a cidade, atingindo inclusive o centro histórico, considerado patrimônio mundial.

Na capital, Damasco, as forças do governo retomaram o controle da maioria das áreas que haviam sido capturadas pelos rebeldes na semana passada.

À medida que os confrontos entre forças do governo e rebeldes pelo controle das principais cidades sírias se espalham, cresce a preocupação internacional com relação ao arsenal de armas químicas no país.

O governo sírio admitiu na segunda-feira, pela primeira vez, que o país tem armas químicas e biológicas. Um porta-voz afirmou que essas armas nunca seriam usadas internamente, mas poderiam ser acionadas em caso de “agressão externa”, o que provocou reações internacionais.

Nesta terça-feira, a Rússia, importante aliado da Síria, disse esperar que as autoridades sírias continuem a cumprir suas obrigações internacionais.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.