Bombeiros orientam banhistas e pedem cuidado nas praias neste feriadão
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Apesar desta sexta-feira (07) ser o dia da Independência do Brasil e de ocorrer o desfile cívico-militar, há quem encare o feriado como dia de curtir o sol nas praias, em vez de ir à parada.
Neste caso, é necessário tomar algumas precauções como prestar atenção nas localidades onde tomar banho de mar, além de respeitar as recomendações do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar). Nas praias da Região Metropolitana do Recife (RMR), estão espalhadas bandeiras nas cores vermelha e amarela, a fim de identificar onde há postos de guarda-vidas. Por todo o litoral de Pernambuco, haverá 70 profissionais distribuídos, desde Itamaracá a Tamandaré, os quais podem repassar informações sobre áreas seguras e pontos de risco.
“A média para um Sete de Setembro é em torno de 60 ocorrências, em todo o litoral, incluindo somente afogamento e crianças perdidas”, afirmou o tenente do GBMar, Carlos Oliveira. Desta forma, o Grupamento trabalha com a prevenção, com o intuito de esse número diminuir. Conforme o tenente, é preciso que as pessoas perguntem aos salva-vidas se o local onde desejam tomar banho é seguro. “Também não se deve ingerir bebida alcoólica e ir para o mar. Quando você bebe, perde agilidade e força e o risco de afogamento é maior”, frisou Oliveira.
Os locais mais perigosos para banhar-se no Recife, conforme o guarda-vida, ficam situados em frente ao Edifício Acaiaca, em frente à Praça de Boa Viagem, e no Posto do Pina, onde ocorreram 31 ocorrências, apenas no ano passado. Em Jaboatão, deve-se ter cuidado nas proximidades da Igrejinha de Piedade. Já em Olinda, é aconselhável evitar tomar banho em frente ao posto da Polícia do Exército; em frente ao Colégio Atual; e ao antigo Bompreço da beira-mar. O cuidado ainda deve ser redobrado, quanto se tratam de crianças.
“A recomendação é que os pais coloquem um crachá ou uma pulseira, com nome e telefone, para identificar a criança, em caso de ela se perder”, ressaltou.
PRAIAS
“Vamos disponibilizar cinco motos de salvamento aquáticas (jet-skis) em Porto de Galinhas, Boa Viagem, Jaboatão e Tamandaré, porque são as localidades mais perigosas com relação a afogamento e à quantidade de pessoas que tomam banho. Também teremos uma lancha em Boa Viagem, dez botes infláveis, shark-shield (equipamento que repele tubarão) e os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) com cada guarda-vida”, complementou o tenente.
De acordo com o bombeiro, o reforço nos materiais é necessário para dar conta da grande quantidade de ocorrências registradas em época de feriados. Se elas forem ao mar, também é importante que não entrem sozinhas e sempre fiquem no raso”, atestou o tenente Carlos. O risco maior de afogamento é entre os 10 e 16 anos de idade, “quando as crianças e adolescentes se aventuram mais”, informou.
A analista de sistema Hilda Lins, 39, já faz uso dessas recomendações com a filha de dois anos, Maria Clara. “Normalmente, quando viemos à praia, eu procuro ficar de olho nela. Ou então, ela brinca juntos dos primos, Arthur Lins, 6, e Flávio Lins, 6. Também procuramos prestar atenção nas bandeiras dos guarda-vidas, para não tomarmos banho em local proibido”, informou Hilda.
NAVEGAÇÃO
Também é importante ter cuidado com as áreas proibidas para navegação ou prática de qualquer esporte náutico. O limite varia entre a praia do Paiva, próximo aos corais e o início do calçadão da orla de Olinda, no bairro de Bairro Novo. A ordem existe pelo risco de ataque de tubarão nas proximidades.
Fonte:Folha PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário