Brasil atropela Argentina, espanta tabu olímpico e vai à semi no vôlei masculino

A seleção brasileira masculina de vôlei está classificada para as semifinais da Olimpíada.

 Nesta quarta-feira, sem dificuldades, a equipe dirigida por Bernardinho avançou nos Jogos de Londres ao derrotar a Argentina por 3 sets a 0, com parciais de 25/19, 25/17 e 25/20, em 1 hora e 13 minutos, pelas quartas de final, no Earls Court.

Com a vitória sobre a Argentina, o Brasil vai brigar por medalha na Olimpíada pela terceira vez consecutiva.

Nos Jogos de Atenas, em 2004, a equipe foi campeã, enquanto há quatro anos, em Pequim, ficou com a prata. Agora, o seu resultado nas semifinais determinará se disputará a terceira final olímpica seguida ou apenas buscará o bronze. O Brasil chegou às quartas do torneio de vôlei da Olimpíada como segundo colocado do Grupo B, com vitórias sobre Tunísia, Rússia, Sérvia e Alemanha.

O único tropeço foi diante dos Estados Unidos. Agora, após o triunfo sobre a Argentina, a equipe vai enfrentar nas semifinais, nesta sexta-feira, o vencedor do confronto entre Estados Unidos e Itália, que será disputado ainda nesta quarta.

O duelo desta quarta reeditou o confronto das quartas de final dos Jogos de Sydney, em 2000, quando a Argentina surpreendeu o Brasil ao vencê-lo por 3 sets a 1.

Daquele jogo, três remanescentes se encontraram em Londres: Javier Weber, atual técnico dos argentinos, e os brasileiros Giba e Dante. Outro trauma olímpico diante dos argentinos é de 1988, quando o Brasil perdeu a disputa da medalha de bronze nos Jogos de Seul ao ser batido por 3 sets a 2.

Dessa vez, porém, a seleção brasileira não deu qualquer chance aos adversários, se impôs desde o começo e triunfou com certa tranquilidade, mesmo após perder Leandro Vissoto, contundido. Murilo, com 14 pontos, e Sidão, com 12 pontos, foram os destaques da equipe no triunfo.

O JOGO – A Argentina conseguiu equilibrar o início da partida, mas o Brasil foi ao primeiro tempo técnico com uma vantagem de um ponto (8/7). Depois, porém, a seleção de Bernardinho deslanchou. Com um saque forte, fez 11/7 e levou Weber a pedir tempo para tentar reorganizar a sua equipe. A tentativa, porém, não surtiu efeito.

O Brasil continuou soberano, com excelente aproveitamento no ataque. Assim, ampliou a sua vantagem, também em razão do bom desempenho no bloqueio, e passou apenas a administrá-la diante de um adversário que errou muitos saques. Antes do final do set, a equipe perdeu Leandro Vissoto, contundido. Mesmo assim, fechou a parcial em 25/19, com o último ponto sendo feito por Murilo, que marcou seis no set inicial.

Na segunda parcial, a Argentina foi ao primeiro tempo técnico vencendo por 8/7. Porém, como havia acontecido na primeira parcial, o Brasil voltou a se impor e, para isso, contou com o bom desempenho no ataque de Wallace, substituto de Vissoto. Assim, conseguiu abrir quatro pontos – 16/12 – na segunda parada técnica.

A Argentina facilitava a partida para o Brasil ao cometer erros em excesso. Em desvantagem, eles também tentavam forçar o saque em busca de uma reação. A estratégia, porém, não surtiu efeito e a seleção de Bernardinho fechou a parcial em 25/17, com o último ponto sendo feito por Sidão. Como havia acontecido nas parciais anteriores, a Argentina esboçou equilibrar o duelo no começo do terceiro set.

O Brasil, porém, foi ao primeiro tempo técnico vencendo por 8/7 e esteve quase sempre à frente, até pelo excesso de erros dos argentinos, mesmo que esta tenha sido a parcial mais equilibrada da partida. A seleção brasileira foi ao segundo tempo técnico novamente com uma vantagem mínima – 16/15.

No final da parcial, o Brasil voltou a mostrar superioridade, fez pontos seguidos e venceu com facilidade por 25/20 para fechar o jogo em 3 sets a 0 e seguir na luta por uma medalha em Londres. O ponto da vitória foi feito por Murilo.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.