Brasil conhecerá adversários da Copa das Confederações no sábado
A seleção brasileira, que já sabe que enfrentará a Itália na fase de grupos da Confederações, conhecerá os outros dois adversários da sua chave neste sábado (1º/12), no sorteio realizado no Parque Anhembi de São Paulo. O Brasil é cabeça de chave do grupo A, enquanto a atual campeã mundial e bicampeã europeia Espanha encabeça o grupo B.
O regulamento da competição impede que duas seleções da mesma confederação se enfrentem na primeira fase, por isso o Uruguai, campeão da Copa América, não pode ficar na chave do Brasil e ficou automaticamente no grupo B, o da Espanha, assim como a Itália entrou no do Brasil.
Com metade dos grupos já definidos, este sorteio servirá apenas para conhecer o destino das equipes consideradas as mais fracas do torneio.
O adversário a ser evitado é o México, carrasco do Brasil na final dos Jogos Olímpicos de Londres, em agosto. As outras três equipes a serem sorteadas são o Japão, campeão asiático, goleado recentemente por 4×0 pelo Brasil, Taiti, considerado o adversário mais fácil da competição, e o campeão africano, que será conhecido apenas em fevereiro.
Brasil, Espanha, Uruguai e Itália vão ficar no pote 1, enquanto Japão, Taiti, México e o campeão africano estarão no pode 2.
O sorteio também vai definir a ordem dos jogos, sendo que a partida de abertura da competição, que será realizada no dia 15 de junho em Brasília, pode ser o clássico entre Brasil e Itália.
Brasileiros e italianos já se enfrentaram na última edição da Copa das Confederações, em 2009 na África do Sul. Na ocasião, a seleção brasileira atropelou os italianos por 3×0 no terceiro jogo da primeira fase e acabou vencendo a competição ao superar os Estados Unidos por 3×2 na decisão.
O Brasil é o time mais vitorioso da Copa das Confederações, com três títulos conquistados, em 1997, 2005 e 2009.
No entanto, o tetra em 2013 não é nenhuma garantia hexa na Copa de 2014. Nas três ocasiões em que a seleção se sagrou campeã, não conseguiu levantar o troféu no Mundial do ano seguinte (perdeu na final em 1998 e nas quartas de final em 2006 e 2010).
Fonte: JC Online
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário