Brasil e FIFA discutem a Copa do Mundo de 2014

Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

O primeiro amistoso internacional de futebol foi jogado em 1872, entre a Inglaterra e Escócia, num momento em que o esporte era raramente praticado fora da Grã-Bretanha. No final desse século, o futebol começou a ganhar mais adeptos e, por isso se tornou um esporte de demonstração (sem disputa de medalhas) nos Jogos Olímpicos de Verão de 1900, 1904 e 1906, até se tornar uma competição oficial nos Jogos Olímpicos de Verão de 1908.

Em maio de 1928, a Federação Internacional de Futebol (FIFA), decidiu criar um campeonato mundial próprio, chamado de Copa do Mundo ou Campeonato Mundial de Futebol, que é realizado a cada quatro anos. A primeira edição aconteceu em 1930, no Uruguai, com a vitória da seleção da casa.

O Brasil sediou a Copa do Mundo de 1950 e a perdeu para o Uruguai, mas foi o país que alcançou mais títulos mundiais – cinco (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). É também o único país a ter participado de todos os Campeonatos e ter ganhado, em 1970, a Taça Juls Rimet, editada em homenagem ao primeiro presidente da FIFA. Essa Taça foi roubada em 1983 da sede da CBF, até hoje, não foi recuperada.

Em 2014, o Brasil vai sediar, pela segunda vez, a Copa do Mundo, mas, desde o ano passado se prepara para esse evento que vai atrair os exigentes turistas e torcedores de diversas partes do planeta. Nosso país está construindo novos e modernos estádios, hotéis, ferrovias, metrôs e várias atrações para receber esse importante acontecimento, mesmo assim, foi repreendido pelo Secretário-Geral da FIFA, Jérôme Valcke, que inadvertidamente disse que o Brasil precisaria tomar um chute no trazeiro” para fazer esse evento acontecer.

Esse episódio irritou o governo brasileiro, que pediu um novo interlocutor a FIFA, para conversar sobre a Copa. Depois de vários pedidos de desculpas e do cancelamento da viagem de Valcke ao Brasil, quando o francês visitaria as obras de Recife, Brasília e Cuiabá, as coisas voltaram ao normal, principalmente, quando o mandatário da FIFA, Joseph Blatter, veio na semana passada ao país para obter garantias do governo brasileiro de que os acordos firmados com a Federação Internacional de Futebol não sofrerão alterações, incluindo, também, a liberação de bebida alcoólica nos estádios. Antes da vinda de Jérôme Valcke ao Brasil, as ministras Gleisi Hoffman, da Casa Civil e Ideli Salvatti, das Relações Internacionais garantiram aos líderes da base do governo que não seria permitida a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. Mas o governo acabou recuando dessa posição, depois de esclarecimentos do Ministério do Esporte de que a questão já estava acertada com a FIFA.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, desembarcou na noite da última quinta-feira (15), em Brasília. Escoltado por batedores, seguiu direto para o hotel. Blatter disse que veio para uma visita de cortesia a Presidente Dilma Rousseff e que conversaria com ela sobre a Lei Geral da Copa.

O governo e sua base aliada no Congresso tentaram afinar o discurso depois de baterem cabeça na questão da venda de bebidas alcoólicas durante a Copa, o ponto mais polêmico da lei. No último dia 14, os líderes partidários decidiram retirar a liberação da venda de bebidas nos estádios durante os jogos da Copa do Mundo, do texto da Lei, sob a alegação de ter recebido informações de assessores do Palácio do Planalto de que essa era a posição do governo. Até o relator se mostrou surpreso.

Mas não era nada disso. O ministro do esporte, Aldo Rebelo, teve de divulgar uma nota dizendo que, sim, o Brasil se comprometeu com a FIFA a liberar as bebidas alcoólicas nos estádios. É a garantia número oito, de um total de 11, que foram ratificadas em junho de 2007. “O que o Brasil firmou com a FIFA é um acordo para um evento, que dura um mês. Tenho a mais absoluta convicção que vai ser honrado pelo Congresso”, fala o ministro do esporte.

A indefinição sobre a Lei Geral da Copa foi assunto do jantar que Aldo Rebelo ofereceu a Blatter, mas não foi o único. Blatter chegou disposto a defender o Secretário-Geral da FIFA, Jerôme Valcke, que afirmou que o Brasil precisava de um chute no traseiro. O governo aceitou as desculpas de Valcke e o presidente da FIFA saiu confiante de que o entrevero foi superado. Na entrevista, Blatter disse, sorrindo, que Valcke ainda está vivo e que está certo de que ele vai voltar.

O relator da Lei Geral da Copa, deputado Vicente Cândido (PT-SP), disse na última quinta-feira que vai manter em seu parecer a liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa do Mundo de 2014 e ponto final.

GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina. É parlamentar desde 1982.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.