Brasil é o segundo país que mais acessava o MegaUpload
O Brasil é o segundo país com mais acessos ao Megaupload, um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo, logo após a França. Os números são da Alexa, uma das maiores empresas que analisam o tráfego usuários na web do mundo, que pertence a Amazon.
Com 9.7% dos usuários, a França encabeça a lista de visitantes por país, seguido pelo Brasil, com 8,7% dos visitantes – à frente dos EUA, onde 7,5% dos internautas acessam o site, agora fechado. Espanha e México representam o quarto e quinto lugares, com 7,1% e 7,0% respectivamente.
A análise mostrou também que a maior parte dos usuários do serviço era formada de homens com idade entre 18 e 24 anos, que costumam acessar o endereço com mais frequência em casa. Entre os sites mais populares do mundo, o Megaupload ocupa a 73ª posição, enquanto o pódio é formado pelo Google, Facebook e YouTube, respectivamente.
No último dia 19/3, o endereço foi fechado pelo governo dos EUA, sob uma acusação de pirataria, anunciando em seguida a prisão de seu fundador e outras três pessoas ligadas ao site. De acordo com os responsáveis pela operação, o MegaUpload teria causado um prejuízo de mais de 500 milhões de dólares aos detentores de direitos autorais nos EUA por causa de todo conteúdo pirateado que era hospedado no site, entre filmes, músicas e outros arquivos.
Reação
Poucas horas depois do anúncio e da retirada do site do ar, o coletivo hacker Anonymous iniciou, através de ataques de negação de serviço (DDoS), uma operação para derrubar sites de organizações como o Departamento de Justiça, da gravadora Universal Music e da Motion Picture Association of America, associação de estúdios de cinema, aproveitando para protestar contra a SOPA e a PIPA; os projetos sendo afetados pelos protestos, e a SOPA acabou removida da pauta, enquanto que a PIPA teve a votação adiada. Kim Schmitz e outros três diretores da empresa, detidos na sexta-feira (20/1), continuam presos.
Por twitter, um dos perfis do Anonymous afirmou que esse teria sido o maior ataque de DDoS já organizado pelo coletivo, e teria contado com mais de 5.600 participantes. Todavia, empresas de segurança apontaram que alguns usuários podem ter feito parte dos ataques mesmo sem saber, através de um código JavaScript que rodava uma versão web do LOIC sem o consentimento do usuário. Esse movimento dificulta mais ainda a identificação dos possíveis responsáveis por orquestrar os ataques, porém também levou alguns especialistas a criticarem a atitude do grupo.
Até o fechamento desta reportagem, o site MegaUpload permanecia fora do ar, apenas com uma imagem de um “aviso antipirataria do FBI”, afirmando que o “domínio associado ao site Megaupload.com foi fechado devido a uma ordem emitida pelo Tribunal Distrital dos EUA”, devido a acusações de crimes federais envolvendo “infração de Copyright, lavagem de dinheiro e extorsão”.
Fonte: Uol Notícias
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário