Brasil ganha da Rússia no tie-break e vai para semifinal no vôlei feminino

6264b3ca2a0a5c97b4382de5b3d3b7c4.jpgA seleção brasileira feminina de vôlei superou uma batalha para manter o sonho de conquistar o bicampeonato olímpico em Londres. Nesta terça-feira, em uma partida emocionante e de alto nível técnico, o Brasil derrotou a Rússia por 3 sets a 2, com parciais de 24/26, 25/22, 19/25, 25/22 e 21/19, em 2 horas e 21 minutos.

A vitória desta terça serviu para compensar alguns tropeços recentes do Brasil para a Rússia em momentos importantes. Em 2006 e 2010, a equipe perdeu as finais do Mundial para as russas. Mas o maior trauma é dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, quando sofreu improvável virada nas semifinais e perdeu por 3 sets a 2.

Com essa vitória, o Brasil se recupera após um começo irregular em Londres. A equipe esteve ameaçada de ser eliminada na primeira fase, quando somou três vitórias e duas derrotas. Já a Rússia foi perfeita na fase de grupos e triunfou em todos os jogos que disputou, mas caiu logo no primeiro mata-mata.

Nas semifinais do torneio de vôlei feminino, o Brasil vai enfrentar a seleção do Japão, que nesta terça-feira derrotou a China por 3 sets a 2, com parciais de 28/26, 23/25, 25/23, 23/25 e 18/16. A partida que definirá um dos finalistas do vôlei feminino nos Jogos de Londres será disputado na quinta-feira.

Nesta terça-feira, o Brasil teve a sua melhor atuação na Olimpíada. A equipe fez um duelo equilibrado com as russas, defendeu bem e contou com atuação brilhante de Thaisa para vencer. A central fez 27 pontos, enquanto Sheilla marcou 24. A russa Shashikova fez 28 pontos para a Rússia.

O JOGO – O início do duelo foi equilibrado, mas com vantagem das russas, que foram ao primeiro tempo técnico com uma vantagem de dois pontos (8/6). Em seguida, porém, o Brasil pontuou três vezes seguidas e passou pela primeira vez à frente do placar (9/8). A partir desse momento, liderou a partida, mesmo sem conseguir abrir larga vantagem, graças ao bom desempenho da defesa e das centrais Fabiana e Thaisa, bastante acionadas pela levantadora Dani Lins.

A Rússia, porém, reassumiu a liderança do placar ao marcar um ponto após um rali. Assim, fez 19/18 e chegou a liderar por dois pontos (21/19). O Brasil reagiu com trocas realizadas por José Roberto Guimarães, equilibrou o duelo, mas errou nos momentos de definição e perdeu por 26/24.

A derrota no primeiro set não abalou psicologicamente as brasileiras. Com bom desempenho no bloqueio, a equipe foi ao primeiro tempo técnico vencendo por 8/5 e chegou a abrir oito pontos de vantagem (18/10) em razão da sua atuação melhor. O Brasil, porém, se desconcentrou e permitiu a reação da Rússia, que diminuiu para 19/17. No final da parcial, porém, a equipe reassumiu o controle do duelo e, apesar de alguns momentos de tensão, venceu por 25/22 para empatar o jogo em 1 a 1.

O Brasil continuou bem no começo do terceiro set. Com bom desempenho no passe e volume de jogo, fez os três primeiros pontos da parcial e foi ao primeiro tempo técnico vencendo por 8/5. A seleção, porém, permitiu a recuperação das russas, que viraram o placar para 12/11, passaram a controlar a partida e foram para a segunda parada técnica com vantagem de três pontos (16/13). Liderada por Gamova, as russas controlaram o final da parcial e triunfaram com facilidade por 25/19.

Em desvantagem, o Brasil começou mal o quarto set e permitiu que a Rússia abrisse uma vantagem de quatro pontos logo no começo (6/2). A equipe, porém, conseguiu reagir, principalmente após passar a forçar o serviço, e virou o placar para 9/8. A seleção passou a jogar com confiança e se aproveitou das dificuldades das russas na recepção para ir ao segundo tempo técnico vencendo por 18/16. A Rússia, então, passou a apostar tudo em Gamova para equilibrar o jogo, mas não teve sucesso e foi batida por 25/22.

No tie-break, o Brasil fez os primeiros pontos da parcial e liderou o placar desde então. A levantadora Dani Lins apostou em Thaisa e a equipe conseguiu abrir 10/7 e depois 13/10. Mas as russas reagiram e empataram o set decisivo em 13/13. As equipes trocaram pontos, o Brasil salvou seis match points e venceu por 21/19, com o último ponto sendo feito por Fabiana, para avançar na Olimpíada.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.