Brasil joga mal, mas vence África do Sul em amistoso

O futebol não agradou os torcedores que foram ao Morumbi, mas a seleção  brasileira conseguiu a vitória sobre a África do Sul por 1 a 0, nesta  sexta-feira (7), em amistoso disputado em São Paulo.

Sem brilho e sob vaia  durante boa parte do confronto, os comandados de Mano Menezes precisaram  do solitário gol de Hulk, no segundo tempo, para triunfar. O resultado, no entanto, não deve diminuir a pressão sobre o treinador,  que ainda sofre com a perda da medalha de ouro na Olimpíada de Londres  para o México.

 Para que isso aconteça, será fundamental uma vitória  convincente sobre a China, segunda-feira  às 22 horas, no Estádio do  Arruda, no Recife, também em amistoso. Marcado para as 15h45, o jogo desta sexta só começou depois das 16  horas. Os sul-africanos estavam com uniforme verde com detalhes  amarelos, o que impediu que a seleção brasileira vestisse sua  tradicional camisa amarela, substituindo-a pela azul. Depois, foi a  faixa de capitão de David Luiz que deu problema, justamente por ser da  mesma cor que o segundo uniforme brasileiro.

 Por fim, a camisa de  Marcelo, rasgada na lateral, precisou ser trocada. A torcida mostrou a pressão que faria sobre a equipe brasileira logo no  início. Antes mesmo dos primeiros dez minutos, os gritos no Morumbi  pediam a presença de Luis Fabiano, não convocado por Mano Menezes para  estes amistosos. A insatisfação aumentou com a primeira chance  sul-africana, com Gaxa, que tabelou pela direita  entrou na área sozinho  e só não marcou porque Diego Alves saiu bem e fechou o ângulo. O Brasil só chegou aos 16 minutos, em uma jogada de bola parada.

Oscar  cobrou falta da intermediária, pela direita, na cabeça de Dedé, que  cabeceou forte, mas no meio do gol, o que facilitou o trabalho de  Igesund. Faltava criatividade aos comandados de Mano Menezes, que  encontravam dificuldade para furar o bloqueio sul-africano. Logo esta dificuldade gerou vaias da torcida, o que parecia deixar os  jogadores ainda mais nervosos. Nas poucas chances criadas, os  brasileiros eram sempre atrapalhados pelo adversário  como aos 26  minutos, quando Neymar ia finalizar na pequena área  mas Gaxa impediu.

 A forte marcação sul-africana fez com que o Brasil passasse a arriscar  de fora da área. Foi desta forma que Rômulo quase marcou, aos 33  minutos. O fraco futebol da seleção só fez a pressão da torcida aumentar  e se voltar contra o maior alvo dos últimos tempos: o técnico Mano  Menezes, que no fim do primeiro tempo ouviu os gritos de “adeus, Mano”.  Tudo isso seria amenizado se Neymar não tivesse perdido gol feito aos 42  minutos  quando recebeu grande lançamento e chutou em cima de Igesund.

 As vaias da torcida geraram reações diferentes nos jogadores ao fim do  primeiro tempo. “A gente não tem que se preocupar. Sabemos que vamos  jogar aqui e eles (torcedores) vão cobrar, precisamos ter personalidade.  Se eles não quiserem colaborar, todos nós vamos passar vergonha”, disse  Daniel Alves. “Também não gostamos do primeiro tempo, então o torcedor  não vai gostar”  apontou Leandro Damião. O segundo tempo começou ruim para a seleção. Aos 4 minutos, Parker  arrancou pela direita, passou por David Luiz e cruzou.

 O primeiro gol da  partida só não saiu porque Dedé cortou. A resposta veio aos 10 minutos,  quando Leandro Damião recebeu bom passe de Oscar, mas bateu para fora. Quando os gritos de “adeus, Mano” voltavam a ser entoados da  arquibancada, o Brasil abriu o placar, aos 29 minutos. Depois de  cobrança de escanteio, David Luiz foi lançado na esquerda. Ele bateu em  cima de Igesund e a bola sobrou para Hulk, que ganhou do zagueiro e  encheu o pé para fazer 1 a 0.

Mais leves com a vantagem e com o apoio da arquibancada, que passou a  gritar “Brasil” após o primeiro gol, os jogadores brasileiros se  soltaram em campo. Com isso, as chances passaram a acontecer. Aos 32  minutos, Hulk cruzou na cabeça de Neymar, que exigiu grande defesa do  goleiro adversário. Cinco minutos depois, Paulinho apareceu de surpresa e  também levou perigo. No fim, mesmo com a vitória, a seleção deixou o  campo sob vaias.

 Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.