Brasil não resiste ao Japão e volta para casa com pior campanha na história dos Jogos

Marta lamenta gol marcado pela camisa 17 Yuki Ogimi, o primeiro das japonesas

O Brasil está fora dos Jogos de Londres no futebol feminino. Apesar do ótimo início de partida diante das atuais campeãs mundiais, a seleção liderada por Marta não soube aproveitar as chances criadas e acabou derrotada pelo Japão por 2 a 0, em duelo válido pelas quartas de final disputado em Cardiff, no País de Gales, nesta sexta-feira. Assim, se despede com a pior campanha na história dos Jogos Olímpicos.

EUA SEGUEM NA BRIGA PELO 4º OURO

A seleção dos Estados Unidos está a dois jogos de conquistar a sua quarta medalha de ouro olímpica no futebol feminino. Nesta sexta-feira, em jogo disputado em Newcastle, elas confirmaram o favoritismo e venceram a Nova Zelândia por 2 a 0, com gols de Wambach e Leroux.

O futebol feminino passou a fazer parte das Olimpíadas em 1996, e desde então a seleção brasileira havia participado de todas as semifinais, o que não irá acontecer nesta edição. Na próxima fase, o Japão enfrenta a seleção francesa, enquanto a outra semifinal será decidida entre Estados Unidos e as vencedoras do duelo entre Reino Unido e Canadá.

O confronto com as japonesas logo nas quartas de final poderia ser evitado, não fosse a derrota para o Reino Unido na última rodada que deixou o Brasil com a segunda colocação da chave E.

Esta foi a quarta vez nas cinco edições dos Jogos Olímpicos que o Brasil enfrentou a campeã mundial

REUTERS/Nigel Roddis

do momento. Em 1996, empatou em 0 a 0 com a Noruega na primeira fase; em 2000, caiu por 1 a 0 diante dos Estados Unidos nas semifinais; em 2008, ficou no empate sem gols com a Alemanha.

Em Atlanta e em Sidney, a equipe verde-amarela caiu nas semifinais e acabou em quarto lugar. Em Atenas e Pequim, foram duas derrotas para os Estados Unidos na prorrogação da final e Marta e Cia ficaram com a medalha de prata.

O Brasil começou levando um susto logo no primeiro ataque das japonesas. Ohno aproveitou cochilo da zaga e chegou batendo de primeira da entrada da área. Atenta, Andreia fez a defesa em dois tempos. O lance parece ter feito bem para a seleção de Jorge Barcellos, que a partir daí passou a dominar o jogo, mantendo-se no campo de ataque a maior parte do tempo.

Japão x Brasil no futebol feminino

Foto 7 de 8 – Shinobu Ohno comemora segundo gol japonês contra seleção brasileira Mike Hewitt/Getty Images

O gol parecia amadurecer a cada investida brasileira, mas a goleira Fukumoto mostrava que não seria fácil superá-la. Sem aproveitar o bom momento, o Brasil foi aos poucos perdendo o domínio do jogo. E em dois lances seguidos as japonesas mostraram porque são as atuais campeãs mundiais. Chegaram com muito perigo e só não abriram o placar por falta de pontaria.

Porém, no próximo ataque das rivais, não teve jeito. Em bobeada da defesa brasileira, a seleção japonesa cobrou a falta rapidamente e Ogimi ficou cara a cara com Andreia; a camisa 17 teve tempo para escolher o canto e, com tranquilidade, tocou à esquerda da goleira brasileira para estufar as redes no estádio Millenium.

Na etapa final, a cena praticamente se repetiu, pelo menos no que diz respeito à pressão brasileira. Só dava Brasil, mas as japonesas mais uma vez deram uma aula de como se defender e  no contra-ataque mataram a partida. Ohno ficou sozinha com Erika dentro da área, driblou a brasileira e bateu com categoria no ângulo direito de Andreia.

JAPÃO 2 X 0 BRASIL

Japão
Fukumoto, Kinga, Kumagai, Sameshima e Iwashimizu; Sakaguchi, Miyama, Ogimi (Takase) e Sawa; Ohno (Ando) e Kawasumi
Técnico: Norio Sasaki

Brasil
Andreia Suntaque, Fabiana, Erika, Renata Costa (Grazielle) e Rosana (Ester); Bruna, Francielle e Formiga; Marta, Thaisinha e Cristiane
Técnico: Jorge Barcellos

Data: 3/8/2012, sexta-feira
Local: estádio Millennium, em Cardiff (País de Gales)
Árbitro: Kirsi Heikkinen
Auxiliares: Tonja Paavola e Anu Jokela
Cartões amarelos: Bruna, Marta (BRA); Sakaguchi (JAP)
Gols: Ogimi, aos 26min do primeiro tempo; Ohno, aos 27min do segundo tempo

Fonte: UOL

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.