Brasil precisa facilitar, e não barrar entrada de turistas, diz ONU

O Brasil não deveria retaliar países que dificultam a entrada de turistas brasileiros, como aconteceu recentemente com a Espanha. Pelo contrário, deveria facilitar ainda mais.

A opinião é de Taleb Rifai, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, entidade ligada á ONU (Organização das Nações Unidas). Ele participou nesta terça-feira (5), em Amã (capital da Jordânia), de uma conferência internacional sobre turismo.

Em abril, as regras para espanhóis entrarem no Brasil ficaram mais rígidas depois que a Espanha barrou vários brasileiros nos últimos anos.

Para Rifai, que não citou o caso espanhol, a estratégia é negativa para a economia do Brasil. “Se os britânicos dificultam a entrada de brasileiros, o Brasil também vai dificultar a entrada de britânicos. Diplomaticamente pode estar correto, mas realisticamente, não.”

Segundo ele, o conceito de reciprocidade (tratar o outro país da mesma forma) não é bom. “Reciprocidade significa ‘olho por olho’. O que isso faz é deixar o mundo cego no final das contas. Não funciona.”

Rifai diz que negativa de visto deveria ser uma oportunidade. “Se você não quer me dar o visto, tudo bem. Eu dou um visto para você. Venha me visitar e gastar seu dinheiro no meu país.”

Ele declara que as autoridades precisam tornar a experiência de visitar o Brasil mais fácil. “Ser mais fácil inclui ter conexões aéreas e facilidade para obter visto”.

Para atrair turistas, um país precisa não só de boa infraestrutura de aeroportos e conexões aéreas, mas também desburocratizar a entrada de estrangeiros, declara Rifai.

“Muita coisa pode ser feita só com pequenos ajustes.” Ele cita como exemplos mais informações na internet sobre como obter o visto, concessão eletrônica de vistos e aumento dos países cujos cidadãos são dispensados de visto. “Isso não custa muito financeiramente. É apenas um investimento político.”

Segundo Rifai, a propaganda do país no exterior de nada adianta, se não for fácil chegar a ele e entrar. “Você pode fazer toda a promoção que quiser, mas se é difícil chegar ao país, não funciona.”

“Isso não diz respeito só ao Brasil, mas a vários lugares do mundo. Porém, é muito importante para o Brasil, porque o país já está pronto [para crescer no turismo]. Não precisa de nenhuma justificativa para se transformar no destino mais empolgante do mundo.”

“As regras de vistos têm de ser feitas não só porque são importantes para a segurança nacional, mas tamém para o turismo”, afirma.

Fonte: Uol Notícias

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.