Brasil precisa facilitar, e não barrar entrada de turistas, diz ONU
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Brasil não deveria retaliar países que dificultam a entrada de turistas brasileiros, como aconteceu recentemente com a Espanha. Pelo contrário, deveria facilitar ainda mais.
A opinião é de Taleb Rifai, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, entidade ligada á ONU (Organização das Nações Unidas). Ele participou nesta terça-feira (5), em Amã (capital da Jordânia), de uma conferência internacional sobre turismo.
Em abril, as regras para espanhóis entrarem no Brasil ficaram mais rígidas depois que a Espanha barrou vários brasileiros nos últimos anos.
Para Rifai, que não citou o caso espanhol, a estratégia é negativa para a economia do Brasil. “Se os britânicos dificultam a entrada de brasileiros, o Brasil também vai dificultar a entrada de britânicos. Diplomaticamente pode estar correto, mas realisticamente, não.”
Segundo ele, o conceito de reciprocidade (tratar o outro país da mesma forma) não é bom. “Reciprocidade significa ‘olho por olho’. O que isso faz é deixar o mundo cego no final das contas. Não funciona.”
Rifai diz que negativa de visto deveria ser uma oportunidade. “Se você não quer me dar o visto, tudo bem. Eu dou um visto para você. Venha me visitar e gastar seu dinheiro no meu país.”
Ele declara que as autoridades precisam tornar a experiência de visitar o Brasil mais fácil. “Ser mais fácil inclui ter conexões aéreas e facilidade para obter visto”.
Para atrair turistas, um país precisa não só de boa infraestrutura de aeroportos e conexões aéreas, mas também desburocratizar a entrada de estrangeiros, declara Rifai.
“Muita coisa pode ser feita só com pequenos ajustes.” Ele cita como exemplos mais informações na internet sobre como obter o visto, concessão eletrônica de vistos e aumento dos países cujos cidadãos são dispensados de visto. “Isso não custa muito financeiramente. É apenas um investimento político.”
Segundo Rifai, a propaganda do país no exterior de nada adianta, se não for fácil chegar a ele e entrar. “Você pode fazer toda a promoção que quiser, mas se é difícil chegar ao país, não funciona.”
“Isso não diz respeito só ao Brasil, mas a vários lugares do mundo. Porém, é muito importante para o Brasil, porque o país já está pronto [para crescer no turismo]. Não precisa de nenhuma justificativa para se transformar no destino mais empolgante do mundo.”
“As regras de vistos têm de ser feitas não só porque são importantes para a segurança nacional, mas tamém para o turismo”, afirma.
Fonte: Uol Notícias
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário