Brasileiro conhece crise mais pela imprensa, diz Mantega
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira (3) que os brasileiros conhecem a crise mais pelos meios de comunicação do que pelos efeitos em sua própria vida e que a retomada do crescimento já começou. As declarações foram dadas poucos dias depois da divulgação do crescimento da economia de 0,6% no terceiro trimestre em relação ao período anterior.
“A verdade é que o brasileiro conhece a crise mais pelos meios de comunicação do que pelo seu dia a dia”, disse Mantega, durante evento em São Paulo.
Apesar da divulgação de um PIB fraco no terceiro trimestre, Mantega disse que o ano vai terminar com economia retomando dinamismo.
“A crise da zona do euro e dos Estados Unidos estão retardando crescimento do Brasil, 2012 foi um ano difícil, que começou com retração da economia, mas termina com ela se acelerando rumo a um novo dinamismo”, disse, fazendo uma comparação com 2009, em que a economia começou a se recuperar no último trimestre.
“Com os dados mais recentes já podemos ver o processo de recuperação de investimento que vai voltar a crescer em 2013.”
Investimentos
Mantega afirmou ainda que os investimentos vão começar a se recuperar no fim do ano. “Qualquer economista iniciado sabe que o investimento é o primeiro a desacelerar e o último a voltar, depois que o consumo e a indústria aceleram”, disse. Ele afirmou que, desde que se tornou ministro, o PIB cresceu 4,2% ao ano até 2011 e o puxou o crescimento do investimento a 9,5% ao ano no período.
O ministro disse ainda que a redução dos juros vai estimular o investimento produtivo. “A economia tem que se desintoxicar do vicio dos juros altos. O Brasil não vai mais ser o país dos dos rentistas, mas da produção”, disse.
Para ele, o desempenho que o país vem tendo frente à crise econômica mundial tem sido resultado do esforço da equipe econômica. “Há pouco tempo o Brasil era um país sem dinamismo, que sucumbia à primeira crise, hoje é um dos que dirige o crescimento entre os países em desenvolvimento”.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário