Brasileiros lideram ranking de viajantes barrados da Espanha

Brasileiros, venezuelanos, paraguaios e hondurenhos lideram os números de pessoas que durante 2011 não foram admitidas para entrar na Espanha em sua chegada ao aeroporto de Madri, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (19).

A polícia espanhola tramitou cerca de 7.800 processos de rejeição no controle de fronteiras do aeroporto de Madri-Barajas durante o ano passado, com um aumento de 4% em relação a 2010.

Esse aumento aconteceu porque os agentes “elevaram o nível de suspeita entre os visitantes e familiares de residentes”, por acreditar que formam “reagrupamentos fraudulentos”, afirmou Marcelo Belgrano, responsável pelo setor de migrações da Ordem de Advogados de Madri.

Segundo Belgrano, ao contrário do que acontecia há anos, já não é comum a procura por trabalhos na Espanha.

– Antes a grande maioria das expulsões recaía em pessoas que vinham trabalhar, algo que os agentes detectavam com facilidade, mas agora as inadmissões são muito complicadas porque sempre têm algum vínculo com pessoas residentes na Espanha.

Mais de 7.000 viajantes foram enviados de volta para casa em 2011

De acordo com dados que fontes aeroportuárias divulgaram, cerca de 7.100 viajantes, dos 7.800 que passaram por um processo de inadmissão, tiveram que retornar a seus países, enquanto o restante conseguiu entrar na Espanha.

Belgrano afirmou que em 2011 aumentou o “número de litígios” e os advogados foram mais vezes aos tribunais para pedir a permissão de entrada na Espanha dos viajantes porque os motivos da negação do acesso não estavam claros.

Quanto às nacionalidades, as fontes disseram que os brasileiros voltaram ocupar o primeiro lugar em inadmissões, embora com uma queda com relação ao ano anterior, já que em 2011 houve 1.500 expulsões e em 2010 o número foi de 1.837.

Marcelo Belgrano destacou o aumento das inadmissões entre venezuelanos, que se situaram em segundo lugar, seguidos pelos paraguaios e hondurenhos.

Em 2011, foi impedida a entrada na Espanha de 1.029 venezuelanos, frente aos 783 de 2010, enquanto o número de inadmissões de paraguaios foi de 645, frente aos 767 do ano anterior. No caso dos hondurenhos foram inadmitidos 563 no ano passado, e 422 em 2010.

A Argentina ocupou o quinto posto, com 523 (697 em 2010) e México o sexto, com 441 (387 em 2010). Segundo fontes aeroportuárias, a inadmissão na fronteira de Barajas acontece quando o viajante não cumpre algum dos requisitos estabelecidos pela legislação espanhola para entrar no país, como estar em posse de uma Carta de Convite ou do dinheiro necessário para a manutenção do visitante durante sua permanência.

Dinheiro na carteira determina entrada na Espanha

Para entrar em território espanhol, o viajante deve dispor de R$ 142,47 (62,40 euros) para cada dia de permanência previsto, embora em nenhum caso a quantidade poderá ser inferior a R$ 1.280,00 (cerca de 561euros), o que supõe 90% do salário mínimo interprofissional vigente na Espanha.

Os viajantes que tem acesso impedido ao território espanhol no aeroporto de Barajas são conduzidos às denominadas salas 3 e 4, situadas nos terminais 1 e 4, onde permanecem até que são enviados ao seu local de origem pela mesma companhia que fez o transporte até a Espanha.

Aqueles que têm seu acesso negado são assistidos gratuitamente no aeroporto de Barajas por advogados de plantão, mas também podem contratar advogados particulares. Segundo dados da Ordem de Advogados de Madri, durante 2011 os advogados de plantão realizaram 7.300 assistências, frente às 6.840 de 2010.

Fonte: EFE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.