Brasileiros não têm costume de planejar, mas Jogos mudarão isso, diz Paes

No momento em que a atenção internacional se volta de Londres para o Rio, o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, admitiu em entrevista à BBC Brasil que “Jogos perfeitos” de Londres aumentam a pressão e que planejamento não é o forte do país.

“Brasileiros não estão acostumados a planejar e cumprir prazos, somos muito latinos nesse sentido. As Olimpíadas mudam nossa forma de agir e de fazer as coisas”, disse, na entrevista que foi dada em inglês e em português.

A conclusão das obras do metrô e dos BRTs (Bus Rapid Transit) está prevista para o início de 2016, a poucos meses dos jogos.

Paes admitiu ainda que o Rio tem muitos desafios pela frente, como melhorar o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim e encontrar uma solução para o Velódromo, que foi construído para os Jogos Panamericanos em 2007 mas não atende aos padrões olímpicos.

Ele voltou a dizer que um meio termo será encontrado e que a demolição do Velódromo “é inaceitável”, embora tenha assumido essa posição apenas recentemente.

Mas o maior desafio, considera, é aprimorar e ampliar a oferta do transporte público, em uma cidade onde o trânsito piora a olhos vistos.

Os BRTs são a aposta da prefeitura para ampliar o número de cariocas que anda de ônibus e metrô de 18% para 63% até 2016. Os corredores expressos de ônibus serão integrados à rede de metrô, quando esta chegar à Barra.

Ainda assim, ele diz que o mundo verá “uma cidade que está fazendo o que precisa ser feito para os Jogos” e que os projetos estão “em dia” e deixarão um “grande legado” para o Rio.

‘Longo caminho’

“Não é como se fôssemos estar perfeitos depois dos Jogos, o Brasil ainda tem um caminho longo pela frente, o Rio tem um caminho longo pela frente. Mas vai ser uma cidade mais igualitária, mais integrada depois das Olimpíadas”, disse Paes.

O prefeito recebeu a equipe da BBC britânica e da BBC Brasil em seu gabinete, no centro do Rio, na semana passada, logo antes de embarcar pela segunda vez no último mês para Londres – desta vez para retornar com a bandeira olímpica.

“Eu acho que Londres está fazendo os Jogos perfeitos. Tudo muito organizado, a vibração da cidade, a alegria, o carinho, a maneira como os voluntários te recebem. Enfim, estou muito orgulhoso de suceder Londres”, elogiou.

Para Paes, a alta qualidade da Olimpíada londrina transforma o desafio do Rio em algo “ainda mais difícil”.

Cercado de objetos relacionados aos projetos para o Rio e de fotos na parede mostrando o momento do anúncio das Olimpíadas na cidade, Paes reiterou que os Jogos são uma “boa desculpa” para fazer coisas que deveriam ter sido feitas há anos.

“Você consegue viabilizar coisas que nunca conseguia fazer acontecer antes”, afirma, dando como exemplo os projetos de mobilidade urbana e de revitalização da região portuária, “algo sobre o qual estamos falando há 40 anos e agora conseguimos fazer”.

O prefeito se mostrou reticente à ideia de divulgar um orçamento fechado para a Olimpíada, argumentando que é difícil distinguir, entre os projetos de infraestrutura para a cidade, o que é ou não é para os Jogos.

Para ele, alguns projetos ainda estão sujeitos a mudanças e é preferível falar em orçamentos específicos. Paes afirmou que os custos são expostos no portal da prefeitura para a Olimpíada. Mas deixa claro que prefere evitar o desgaste pela provável escalada dos valores.

“Londres foi boa na divulgação de seu orçamento, primeiro de 2,5 bilhões (de libras), depois de 8 bilhões, depois de 9…”, ironizou.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.