Brasileiros são os que se consideram mais gordos na América Latina

Uma pesquisa realizada em 56 países, incluindo todos da América Latina e Brasil, concluiu que entre os latino americanos, os brasileiros são os que mais se consideram acima do peso, totalizando 62% de sua população. Número superior à média global, que é de 53%. Os dados são da Pesquisa Global da Nielsen.

América do Norte, Europa e América Latina superam a média global e possuem, respectivamente, 63%, 58% e 58% da população que se consideram acima do peso ideal.

No Brasil, 43% se consideram um pouco acima do peso, 16% acima do peso e 3% muito acima do peso. Números bem diferentes dos colombianos, por exemplo, que são os que mais se consideram próximos do peso ideal, com 44%, e dos chilenos que representam 8% da população muito acima do peso.

A pesquisa foi realizada com mais de 25 mil entrevistados com acesso à internet

Para os latino- americanos, a dieta é a melhor opção (74%) para perder peso, seguida da prática de exercícios físicos (61%). Entretanto, o número de pessoas que preferem emagrecer a base de medicamentos emagrecedores prescritos por médicos fica acima da média global (8%) na região. E ainda maior no Brasil, onde 12% dos entrevistados disseram utilizar os medicamentos com prescrição.

Tabela nutricional continua uma “incógnita”

A pesquisa da Nielsen também demonstra que 7% dos entrevistados no mundo não entendem as informações nutricionais nas embalagens de alimentos. Ao todo, 52% entendem parte da tabela e 41% compreendem quase todas as informações.

Na América Latina, 52% dos consumidores com acesso à Internet não entende “nada” ou apenas “uma parte” das informações nutricionais contidas nas embalagens.

Os consumidores na Ásia-Pacífico apresentam os níveis mais baixos de entendimento das tabelas nutricionais, especialmente na China e em outros mercados do sudeste asiático. Em contrapartida, mais da metade dos consumidores da América do Norte (57%), afirmaram entender “quase tudo” das informações nutricionais.

Mas quando o assunto é confiança, os consumidores latino-americanos são os que mais confiam nas informações nutricionais das embalagens. Quando se trata de confiar no “teor saudável”, 22% deles consideram sempre precisas ou verdadeiras, em comparação a uma média global de 19%.

Latinos controlam colesterol com margarina

A maior parte dos entrevistados concorda que há benefícios em ingerir alimentos com grãos integrais com alto teor de fibras para promover uma alimentação saudável. Mais de um terço (35%) dos consumidores declararam comprar estes produtos regularmente, 36% compram ocasionalmente e 11% nunca adquiriram estes alimentos.

Entretanto, as diferenças regionais refletem hábitos e tradições únicas aos paladares locais. Por exemplo, enquanto leite de soja fica em quarto lugar na lista de produtos comprados regularmente na região Ásia-Pacífico, ocupa a última posição entre 10 diferentes alimentos para a Europa, o Oriente Médio/África, e a América Latina.

De forma semelhante, óleos e margarinas para controle de colesterol são mais populares na América Latina (73%), no Oriente Médio/África (71%) e na América do Norte (64%), onde os entrevistados declaram comprar estes alimentos regularmente.

Pães enriquecidos com cálcio ou outras vitaminas são escolhas regulares para aproximadamente seis em cada 10 consumidores na Ásia-Pacífico, no Oriente Médio/África e na América do Norte, em comparação à cerca da metade dos latino-americanos e um quarto dos europeus.

Cidadão aderem à contagem calórica

Ainda de acordo com a pesquisa, 49% dos entrevistados são a favor da inclusão de informações calóricas nos cardápios dos restaurantes fast food. Essa ideia é mais forte entre consumidores da América Latina (64%), em seguida da América do Norte (56%) e da Europa (53%). No Oriente Médio e África, menos de um terço (28%) dos entrevistados consideram que informações calóricas sempre deveriam ser incluídas em cardápios de restaurantes tipo fast food.

Quando se trata de restaurantes de redes (não tipo fast food) e restaurantes independentes, respectivamente, 41% e 31% de todos entrevistados afirmaram que gostariam de saber a as informações calóricas do cardápio, independente do segmento.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.