Calote com cheque cresce pelo 2º mês seguido em março
O calote com cheque cresceu pelo 2º mês consecutivo em março e atingiu 2,19% de todos os documentos emitidos no mês, segundo balanço da Serasa Experian divulgado nesta sexta-feira (13).
Somente em março, 1,7 milhão de cheques foram devolvidos por falta de fundos. Por outro lado, 78,4 milhões de documentos foram compensados normalmente.
Em dezembro do ano passado, o calote com cheque ficou em 1,99%. Em janeiro, caiu para 1,93%, mas voltou a subir em fevereiro para 2% do total e agora está em 2,19%. Em março do ano passado, 2,13% dos documentos emitidos voltaram – o que representou 1,8 milhão de cheques.
As razões para a alta da inadimplência com cheques foram, principalmente, o pagamento de impostos. Segundo os economistas da Serasa, “o terceiro mês do ano é caracterizado por fortes pressões sobre o orçamento familiar, provocadas por despesas como pagamento de parcelas do IPVA [imposto do carro], do material escolar e os gastos com férias e Carnaval”.
A inadimplência em geral que vem crescendo desde o começo de 2011 também contribuiu para a alta do calote com cheque, segundo a entidade.
Trimestre
Entre janeiro e março deste ano, 4,7 milhões de cheques emitidos pelos brasileiros foram devolvidos por causa da falta de fundos – 2,04% do total. Por outro lado, 230,6 milhões de documentos foram compensados.
No mesmo período de 2011, 4,8 milhões de cheques voltaram (1,89% do total) e 255,1 milhões foram compensados normalmente.
Estados
Os consumidores do Estado de São Paulo são os que pagam mais em dia com cheque, já que apenas 1,51% dos documentos emitidos entre janeiro e março voltaram por falta de fundos. Na segunda colocação aparece o Rio de Janeiro (1,68%) e, em terceiro, Santa Catarina.
No outro extremo, os consumidores de Roraima foram os mais indisciplinados no uso do cheque no primeiro trimestre: 15,81% dos documentos preenchidos voltaram por falta de grana na conta. Acre e Amapá completam a lista dos três Estados que mais deram calote com cheque.
Fonte; R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário