Câmara vai discutir liberação de verba para base na Antártida
A liberação de R$ 40 milhões em crédito para que o Ministério da Defesa reconstrua a Estação Comandante Ferraz, base brasileira de pesquisa na Antártida, será discutida na Câmara dos Deputados por meio da MP (medida provisória) 560/12, que já tramita na Casa.
No dia 25 de fevereiro, a base foi atingida por um incêndio que destruiu instalações e causou a morte de dois militares.
A liberação dos recursos era uma reivindicação da Frente Parlamentar de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro, formada por 130 integrantes. A frente já anunciou que também vai se mobilizar pela aprovação de emendas ao Orçamento de 2013 que garantam mais recursos para a estação de pesquisa.
A Estação Comandante Ferraz abrigava militares e pesquisadores brasileiros que atuam nas áreas de mudanças climáticas, vida marinha e atmosfera.
O ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou na terça-feira (6), em audiência no Senado, que os recursos inicialmente serão utilizados para a limpeza do local do acidente, manutenção e recuperação das pesquisas e elaboração do projeto básico da nova estação.
A previsão que é as obras de reconstrução tenham início somente em 2013. Segundo o ministro, a construção da nova base poderá levar de três a quatro anos, com custo total estimado de R$ 100 milhões.
Amorim afirmou que o plano de construção levará em conta experiências de outros países, como Espanha e Coreia do Sul, que recentemente ergueram bases. Esse plano precisará ser submetido aos países integrantes do Tratado da Antártida.
Fonte: Agência Câmara
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário