Caminhada pede fim do preconceito e da perseguição religiosa

Milhares de pessoas participaram hoje (16) da 5ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, na orla da Copacabana, zona sul do Rio. O objetivo da caminhada era pedir o fim do preconceito e de atos de violência contra praticantes ou templos no país, além de cobrar políticas públicas para combater a discriminação.

Como o protesto coincide com o período eleitoral, a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), proponente da marcha, aproveitou para reforçar que o estado é desvinculado de qualquer religião e que os representantes escolhidos para cargos públicos “não podem fazer valer sua lógica religiosa”, disse o interlocutor, Ivanir dos Santos.

A CCIR surgiu em 2008, depois que religiosos de matriz africana foram expulsos de uma comunidade na Ilha do Governador por traficantes que, em presídios, se converteram a segmentos neopentecostais.


“Uma coisa que tem crescido no Brasil é a ideia fascista de que só tem um caminho. Isso vem interferindo na educação e no mercado de trabalho, por exemplo, porque excluiu pessoas de oportunidades com base na opção religiosa”, disse Santos. Para pôr fim ao problema, ele cobrou do governo federal um Plano Nacional de Combate á Intolerância Religiosa.

Participando pela primeira vez com uma delegação oficial, os budistas do Rio defenderam “a convivência com praticantes de outras religiões como forma de combater o preconceito”. Vindo de Itaguaí, única cidade do estado com um templo budista instalado há 53 anos, o sacerdote descendente de japoneses Jyunsho Yoshikawa sugeriu que as pessoas “não se fechem em um aquário e conheçam várias fés”.

A comunidade Bahá’i no Brasil protestou, mais uma vez, contra violações de direitos humanos no Irã. Com uma faixa de seis metros, em persa, prestaram apoio aos Bahá’i daquele país, que “são segregados cada vez mais das atividades como ir a uma universidade”, citou a porta-voz Marilúcia Pinheiro. Lá, onde são minoria, os praticantes da religião são presos injustamente, têm negócios boicotados e cemitérios invadidos, disse.

Entre o público, os praticantes de diversas crenças e religiões se misturavam. Evangélicos neopentecostais, que, convidados, não participaram da organização do evento, estavam representados entre os participantes. É caso de Raimundo Sales, de 40 anos. “Já fui espírita, de umbanda, hoje sou evangélico. Acho que a gente não deve ter nada contra religião nenhuma”, disse.

Crianças e adolescentes também foram incentivados a comparecer. Do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Miguel Cervantes, de Manilha, no Grande Rio, uma turma de jovens estava contente em ver, muitos pela primeira vez, hare krishnas , candomblecistas e praticantes de Wicca, estes com seus chapéus pontudos.

“Eu nunca vi gente dessas religiões. A gente só ouve falar, mas não sabe bem como são. Essa é uma oportunidade para conhecê-las, saber no que acreditam e como praticam sua fé”, disse a estudante católica, de 14 anos, Isabel Pereira, acompanhada da professora de religião.

Ao protesto, se somou gente de outros estados. Depois de viajar 15 horas de ônibus, de Uberlândia (MG), um grupo praticante do candomblé revelou que recentemente foi hostilizado por candidatos naquela cidade. “Ainda não temos liberdade de religião”, diz a mãe de santo Maria da Silva Ferreira.

A caminhada também propôs aos candidatos à prefeitura do Rio uma carta-compromisso para erradicar o problema do preconceito e da perseguição religiosa, com a criação de uma ouvidoria para apurar denúncias de ataques contra lideranças e templos, além de ações que promovam uma cultura de paz.

Apenas o candidato Marcelo Freixo (Psol), assinou. Eduardo Paes (PMDB) e Otávio Leite (PSDB) mandaram representantes, que não puderam assinar. A candidata Aspásia Camargo (PV), que em campanha em Copacabana, cruzou com as lideranças religiosas, não se pronunciou.

Fonte: Diário de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.