Campanha chama atenção para importância do diagnóstico precoce da hepatite C
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Uma panfletagem com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do vírus da Hepatite C é realizado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), esta segunda-feira (21), desde as 6h. A iniciativa surge para reforçar a campanha lançada pelo Ministério da Saúde durante essa semana, em todo país.
A Hepatite C é causada por um vírus transmitido, principalmente, pelo sangue contaminado, mas também pode ser passada sexualmente e de mãe para filho. Na maioria dos casos, trata-se de uma enfermidade assintomática, ou seja, o portador não apresenta sinais após a infecção. Nos casos em que apresenta sinais, os pacientes podem sentir mal-estar, vômitos, náuseas, pele amarelada e dores musculares.
“O objetivo da nossa campanha é esclarecer a população sobre a importância do diagnóstico precoce, que pode ser feito, principalmente, através dos exames de rotina”, conta a hepatologista do Imip, Cinthia Cordeiro. Segundo a médica, a doença tem se tornado uma epidemia mundial e, em casos mais avançados, pode causar cirrose ou câncer no fígado.
São considerados população de risco, os indivíduos que receberam transfusão de sangue ou hemoderivados, usuários de drogas intravenosas, pessoas com tatuagem, piercings ou que apresentam outras formas de exposição cutânea. A doença pode ser descoberta através da realização de um exame de sangue, que pode indicar alterações nas funções hepáticas do indivíduo.
Nenhum comentário