Candidatos ao Enem devem fazer três redações por semana, recomenda professor

A contagem regressiva para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) fica ainda mais intensa nesta sexta-feira (3). Faltam exatos três meses para os5,7 milhões de estudantes inscritosrealizarem as provas, que acontecerão nos dias 3 e 4 de novembro.

Este ano, o exame contou com algumas mudanças. Uma delas é que os alunos terão direito à correção da redação. Para fazer um bom texto e ganhar pontos na prova, não há outra saída: é preciso praticar. O diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasifano, reforça que esta etapa vale 20% da nota final.

O ideal é que o estudante faça três redações por semana em dias intercalados, apresente a um professor, observe as correções e refaça o texto.

Estar inteirado de temas da atualidade também é essencial para se sair bem na prova, diz o professor. Para isso, é necessário acompanhar notícias no Brasil e do mundo em jornais, revistas e internet.

Nestes últimos três meses a pessoa deve investir na habilidade de leitura e interpretação.

Os vestibulandos não podem se desesperar na reta final. Para o coordenador do ensino médio do Poliedro, José Hélio de Moura Filho, diz que o ritmo de estudos deve se continuar o mesmo, mas não pode relaxar.

O aluno deve manter a evolução que estava antes, ou seja, se preparar o dia inteiro. Claro que ele tem que ter as atividades dele, os momentos de descanso, mas não dá para entender o aluno que assiste à televisão em casa à noite. Ele está em uma fase de alta performance de uma prova, então a dedicação tem que ser total.

Preparação diferente

O coordenador explica que a preparação do Enem é diferente de outros processos seletivos. Segundo ele, é necessário que o estudante tenha matemática básica, lógica e, até mesmo, condicionamento físico.

sso porque é um vestibular de dez horas [somando-se os dois dias] com textos longos. Para se preparar para um vestibular tradicional, o estudante deve saber solucionar problemas difíceis. Para o Enem, ele deve administrar seu tempo com treinamentos de simulados, exercícios de lógica e interpretações que trabalhem a paciência. O aluno deve explorar as quatro ou cinco horas que tem para fazer a prova, e não entrar na sala já pensando em sair.

Mesmo com tantas tarefas, os professores recomendam a não deixar o período de lazer para trás. Tasifano diz que os estudantes podem intensificar os estudos reduzindo o período das atividades, mas não abolindo-as.

O aluno precisa incluir na sua rotina de estudo um momento para relaxar. O que ele pode fazer, por exemplo, é ir à natação apenas uma vez por semana em vez de duas. Se ele está acostumado a ir à academia todos os dias, pode passar a ir três vezes por semana, mas não deve abandonar o esporte.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.