Cariocas perdem o medo e compram menos veículos blindados

Os cariocas estão se sentindo mais seguros. Ao menos, é o que indicam os números da indústria de blindagem de veículos. Na contramão da trajetória de crescimento verificada no restante do País – e, em especial, em São Paulo – a demanda por veículos com blindagem contra armas de fogo na capital fluminense vem registando uma tendência de estagnação e, até mesmo, de retração. O movimento é atribuído pelo setor à maior sensação de segurança gerada pela redução dos indicadores de violência.

A queda na procura por blindados no Rio foi sentida, principalmente, por empresários do setor que atuam em várias cidades. É o caso de Rogério Garrubbo, diretor da Concept Blindagens, que atende clientes em São Paulo e no Rio de Janeiro. De acordo com Garrubbo, o mercado carioca oscilou bastante ao longo de 2011, tendo encerrado o ano com crescimento praticamente nulo. “Registramos, no ano passado, um aumento de 6% na demanda por blindados em São Paulo. Já o Rio, que vinha crescendo a taxas elevadas, mal conseguiu repetir o desempenho de 2010”, diz.

Presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), Christian Conde confirma a tendência. “O Rio de Janeiro vinha apresentando um crescimento vigoroso, que puxava a indústria. Mas, em 2011, esse quadro mudou. Não há dúvidas de que a população carioca está se sentindo mais segura, pois esta é a primeira vez que a procura por veículos blindados cai no Rio de Janeiro”, avalia Conde.

Ele explica que o Rio é tradicionalmente focado na questão da segurança, ao passo que São Paulo acompanha a tendência de crescimento econômico por ser um mercado mais maduro para a blindagem. “O assalto nos semáforos é uma realidade em São Paulo. Por isso, o paulistano que pode ter um carro blindado, faz esse investimento em segurança. Esse público já leva em consideração, ao trocar de carro, o preço do veículo e o valor da blindagem”, afirma.

Conde revela ainda que, diante desse cenário, a Abrablin já estuda rever as projeções para 2012. “Em 2011, a expansão do mercado nacional foi de 9% sobre 2010. Com a estagnação do Rio, se chegarmos a um crescimento de 5% este ano, já será muito”.

O desaquecimento do mercado carioca também levou empresários do setor a reverem os planos de investimentos na cidade. Sócio da Defense Blindagem, Alaor Paris conta que suspendeu a o projeto de montar uma terceira unidade no Rio de Janeiro para atender a capital e localidades próximas. “Diante do fraco desempenho de 2011, seremos menos agressivos nos investimentos no Rio”, diz Paris.

Medo difuso

Especialista em segurança pública e ex-capitão do Bope, Paulo Storani diz que a sensação de maior segurança na cidade do Rio é mais do que simplesmente uma percepção dos cariocas. “Os indicadores da área de segurança pública mostram que há uma queda no número de crimes violentos”, afirma.

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, em abril, maio e junho de 2011, o total de roubos sofreu uma redução de 13,9% se comparado ao mesmo período de 2010. Nesse mesmo trimestre, caíram também os casos de roubo de aparelho celular (queda de 21,4%), roubo a residência (20,8%) e de furto de veículos (19,6%).

E, segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto, a tendência se manteve até o trimestre de setembro, outubro e novembro . Neste período, foram registradas quedas no número de roubo de aparelho celular (31,1%), roubo em coletivo (28,1%) e roubo à residência (18,6%), bem como de roubo em geral (11,1%), na comparação com o mesmo período de 2010.

Em consequência da redução dos crimes, cai também a divulgação de notícias ruins, o que contribui para diminuir o que é conhecido como medo difuso, situação em que as pessoas têm medo, mas não sabem por que razão, explica Storani. “A associação desses fatores à percepção de que a polícia está mais atuante tem levado muitos cariocas a reconsiderarem a necessidade de tomar medidas preventivas contra o crime, como comprar carros blindados e investir em serviços de segurança”, diz.


Fonte: IG

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.