Carnaval de Salvador: as melhores músicas dos últimos 20 anos

A cada ano, o Carnaval de Salvador é invadido por uma enxurrada de novas músicas. Os ritmos, dos mais variados: axé music, pagode, samba-reggae, afoxé, e até o novíssimo “Black Semba”, que estourou na cidade em 2011. Objetivo, um só: conquistar o folião que chega ou permanece na capital baiana, louco para “tirar o pé do chão”. Mas no meio da profusão de canções feitas para animar a multidão, sempre há uma que destaca das outras. Que cai na boca do povo e se torna o grande hit-chiclete do Carnaval. E acaba sendo replicada à exaustão por quem comanda os trios elétricos que desfilam na capital baiana.

Desde 1992, as músicas que alcançam esse status são premiadas com o Troféu Dodô e Osmar, a partir de aferição do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) durante os dias de folia. O prêmio é promovido pelo grupo de comunicação A Tarde, que tem sede em Salvador. Em todos esses anos, algumas bandas e cantores que ganharam a premiação se destacaram e se afirmaram como grandes nomes da música baiana.

Ao analisar a lista, no entanto, é curioso perceber que nenhum intérprete conseguiu conquistar o prêmio de melhor canção mais de duas vezes. Alcançaram esta marca as bandas Chiclete com Banana (com “Cabelo Raspadinho”, em 2000 e “Diga que valeu”, em 2002), Asa de Águia (“Dança do Vampiro”, em 1999, e “Quebra aê”), Olodum (“Berimbau”, em 1993, e “Requebra”, em 1994) e Timbalada (“Margarida perfumada”, em 1996, e “A latinha”, em 1998); e as cantoras Ivete Sangalo (“Festa”, em 2002, e “Cadê Dalila”, em 2009) e Daniela Mercury (“Rapunzel”, em 1997, e “Maimbê Dandá”, em 2004).

CARLINHOS – Na disputa entre os compositores, no entanto, não há páreo para o multi-instrumentista e cantor Carlinhos Brown, dono de seis das 21 músicas premiadas desde 1992 – isso porque em 2002 houve empate técnico entre duas canções. Ele ganhou pela primeira vez em 1996, com a música “Margarida Perfumada”, interpretada pela Timbalada, e composta em parceria com Cícero Menezes.

Nos dois anos seguintes, juntamente com Alain Tavares, compôs as ganhadoras “Rapunzel” e “A latinha”, interpretadas por Daniela Mercury e pela Timbalada, respectivamente. A dupla voltaria a ganhar em 2009, com “Cadê Dalila”, cantada por Ivete Sangalo. Sozinho, ele fez “Dandalunda”, sucesso de 2003 na voz de Margareth Menezes. Em 2004, a vencedora foi “Maimbê Dandá”, dele e de Mateus, e interpretada por Daniela Mercury.

PRÊMIO – Nessas duas décadas, o Troféu Dodô & Osmar premiou artistas e blocos em mais de dez categorias, entre elas Melhor Instrumentista, Melhor Projeto Visual de Trio, Melhor Cantor/Cantora, Melhor Bloco Afro, Melhor Produção do Artista, Melhor Puxador de Bloco e Melhor Música (Hit do Carnaval), que permanecem desde as primeiras edições.

Nos últimos anos, novas categorias foram incorporadas, como Melhor Banda de Pagode, em 2003, e Camarote Mais Bonito/Mais Animado, em 2007. Houve também uma substituição, esta bastante simbólica: a Melhor “Mortalha”, que deu lugar ao Abadá Mais Bonito.

2012 – Para este ano, não faltam candidatas ao prémio de melhor canção. Ivete Sangalo vai tentar emplacar sua “Qui belê”, cujo refrão repete o título diversas vezes, acompanhada de “te beijar” e “te amar”. Já a “rival” Cl”Dia da Farra e do Beijo”

Confira a lista das músicas ganhadoras desde 1992:

1992: Baianidade Nagô (Interpretada por: Banda Mel / Autor: Evany)

REFRÃO:
Eu vou, atrás do trio elétrico, vou
Dançar ao negro toque do agogô
Curtindo minha baianidade nagô
Eu queria que essa fentasia fosse eterna
Quem sabe um dia a paz vence a guerra
E viver será só festejar

1993: Berimbau (Interpretada por: Olodum / Autores: Marquinhos, Pierre Onassis e Germano Meneguel)
1994: Requebra (Interpretada por: Olodum / Autores: Nego, Pierre Onassis)
1995: Ara Ketu é Bom Demais (Interpretada por: Ara Ketu / Autoria: Dinha)
1996: Margarida Perfumada (Interpretada por: Timbalada / Autores: Cícero Menezes e Carlinhos Brown)
1997: Rapunzel (Interpretada por: Daniela Mercury / Autores: Alain Tavares e Carlinhos Brown)
1998: A Latinha (Interpretada por: Timbalada / Autores: Alain Tavares e Carlinhos Brown)
1999: Dança do Vampiro (Interpretada por: Asa de Águia / Autor: Durval Lelys)
2000: Cabelo Raspadinho (Interpretada por: Chiclete com Banana / Autoria: Tenison Del Rey e Edu Casanova)
2001: Bate Lata (Interpretada por: Banda Beijo / Autoria: Gal Sales, Ivan Brasil e Fábio Nolasco)
2002: Empate técnico entre as canções “Festa” (Interpretada por: Ivete Sangalo / Autoria: Anderson Cunha) e “Diga Que Valeu”(Interpretada por: Chiclete com Banana / Autoria: Fredson)
2003: Dandalunda (Interpretada por: Margareth Menezes / Autoria: Carlinhos Brown)
2004: Maimbê Dandá (Interpretada por: Daniela Mercury / Autoria: Carlinhos Brown / Mateus)
2005: Coração (Interpretada por: Rapazolla / Autoria: Dorgival Dantas)
2006: Café com Pão (Interpretada por: Vixi Mainha / Autoria: Jauperi)
2007: Quebra aê (Intepretada por: Asa de Águia / Autor: Durval Lelys)
2008: Mulher Brasileira (Toda Boa) (Interpretada por: Psirico)
2009: Cadê Dalila (Interpretada por: Ivete Sangalo / Autores: Carlinhos Brown e Alain Tavares)
2010: Rebolation (Interpretada por: Parangolé / Autores: Leo Santana e Nenel)

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.