Carnaval do Recife recebe 710 mil foliões
Depois de mais de quatro dias de folia pelas ruas do Recife, a prefeitura da cidade divulgou o balanço do Carnaval 2012. Uma das surpresas está no número de visitantes que vieram prestigiar a festa de momo. Cerca de 710 mil pessoas passaram pela capital pernambucana contribuindo também com a economia local, que teve incremento superior a R$ 595 milhões, o que representa 15% em relação ao ano passado.
Durante coletiva na tarde de hoje, o prefeito João da Costa mostrou-se satisfeito com os resultados alcançados e frisou que a festa não acabou, já que os Pólos de Casa Amarela e do Ibura seguem ainda com programação nesta quarta. Ao todo, 300 atrações locais e nacionais subiram aos palcos, além de 325 apresentações distribuídas em 17 polos e o apoio em 42 carnavais comunitários.
Os investimentos somaram R$ 32 milhões, em patrocínios e recursos próprios. Com o objetivo de potencializar o evento, a gestão também investiu fortemente na semana pré-carnavalesca e o Recife ganhou mais cinco dias de programação. A novidade foi positiva e garantiu a permanência média de 10,8 dias dos turistas nos hotéis da cidade. Durante todo o período de momo a ocupação hoteleira girou em torno de 95%.
O balanço foi muito bom, mas para João da Costa a síntese do Carnaval do Recife foi o anúncio feito pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, na última segunda-feira (20). “O nosso frevo, que resgatamos nos últimos 12 anos, tenho certeza que se tornará Patrimônio Imaterial da Humanidade. O julgamento final da Unesco será em Novembro deste ano”, relembrou o prefeito.
MOBILIDADE/TRANSPORTE
Quando indagado sobre a dificuldade de mobilidade por conta da chuva que atingiu o Recife na última quinta-feira (16), o prefeito João da Costa disse apenas que não tinha conhecimento sobre essa questão e que esse não era um problema de Carnaval. “Se houve algum problema, esse foi para sair da cidade e não para chegar ao Carnaval”. E completou. “No dia do Galo, que choveu bastante, ninguém manifestou dificuldades para chegar ao Centro”.
No sábado de Zé Pereira, o prefeito informou que recebeu várias reclamações de foliões que não conseguiram pegar táxi por que estavam molhados, ou por que os taxistas se recusavam a fazer corridas mais curtas. A gestão entrou em contato com o sindicato dos taxistas na tentativa de solucionar o problema.
De acordo com a CTTU, foram registradas através do número 0800-081-1078, 46 denúncias de irregularidades de taxistas que se recusaram a pegar passageiros ou por operar com o taxímetro desligado. A principal reclamação foi de se negar a fazer a corrida, com 29 ocorrências. As demais foram distribuídas entre andar com taxímetro desligado e reclamação por maus tratos/desrespeito ao usuário.
A partir da próxima segunda-feira (27), a CTTU começa a apurar as queixas, convocando os taxistas. Eles serão chamados à sede da Companhia para dar explicações. O caso pode gerar ao motorista uma advertência, uma suspensão ou até a cassação da licença.
Segundo João da Costa, a pretensão é de que o convênio realizado este ano, com os taxistas de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, seja firmado também em 2013. “Esse é um tema que ainda está sendo conversado com as prefeituras e com o sindicato”. A parceria permitiu a livre circulação e atendimento de táxis das três cidades durante o período carnavalesco nos territórios dos três municípios.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Engraçado… Só se fala em punir a categoria dos taxistas. Não aparece um gênio pra falar em promover uma capacitação com a categoria, Uma capacitação eficiente que leve à TODOS OS TAXISTAS cidadania, cultura, educação e treinamento para que estes possam atuar com mais eficácia em suas prfissões. Só asssim se poderia falar em punição…
Eládio Orlando
Associação dos Taxistas de Pernambuco