Carne e arroz pressionam prévia da inflação em outubro, aponta IBGE

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial do país, subiu 0,65% em outubro, ante 0,48% no mês anterior.

Os números foram divulgados nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e mostram a inflação em 12 meses se afastando ainda mais do centro da meta do governo, que é de 4,5%. No acumulado nos últimos 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 5,56%.

Carnes e pão pressionam prévia da inflação

Com alta de 1,56% em outubro, os alimentos responderam por 57% do índice do mês. Os principais impactos ficaram pela alta no preço das carnes (2,92%) e do arroz (11,91%).

Vários outros alimentos mostraram aumentos expressivos no mês, como batata-inglesa (19,23%), farinha de mandioca(12,52%), cebola (9,97%), feijão carioca (4,66%), frango (4,13%), óleo de soja (3,01%), e pão francês (2,43%).

As despesas com habitação também mostraram aceleração, passando de 0,43% para 0,72%. Isto se deve à alta da energia elétrica (de -0,05% em setembro para 0,67% em outubro) aliada ao crescimento de preços de itens importantes no orçamento das famílias como taxa de água e esgoto (de 0,78% para 1,32%), artigos de limpeza (de 0,29% para 0,55%), mão de obra para pequenos reparos (de 0,07% para 1,69%) e gás de botijão (de 0,30% para 1,08%).

Em saúde e cuidados pessoais (de 0,37% em setembro para 0,42% em outubro), a aceleração na taxa de um mês para o outro foi provocada pela alta dos artigos de higiene pessoal.

Inflação segue acima do centro da meta do governo

A meta de inflação do governo é de 4,5%, com tolerância de 2 pontos percentuais, pelo IPCA. No final de setembro, o indicador subiu 5,28% no acumulado em 12 meses.

De acordo com analistas, os preços de alimentos continuaram pressionados pelos efeitos da seca nos Estados Unidos, ao passo que os preços de vestuário refletiram o lançamento das coleções de primavera e verão. Em habitação, o aumento é principalmente devido ao reajuste de tarifas de água e esgoto.

Recuperação

Dados recentes sugerem que a atividade econômica no Brasil está finalmente se recuperando após permanecer estagnada ao longo do último ano. As vendas no varejo e a produção industrial cresceram, refletindo uma série de estímulos do governo da presidente Dilma Rousseff.

O Banco Central reduziu a taxa básica de juros dez vezes, desde agosto de 2011, para a mínima recorde de 7,25% ao ano, ao mesmo tempo em que setores como a indústria automotiva recebiam reduções de impostos e linhas especiais de crédito.

Além disso, o governo tem trabalhado para manter o dólar acima de R$ 2, ajudando os exportadores a competir no mercado internacional.

Embora essa estratégia tenha colocado a economia em recuperação, analistas alertam que ela também deve manter a inflação acima do centro da meta ao longo do ano que vem.

Mencionando o “balanço de riscos para a inflação” no comunicado de sua última reunião na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC sugeriu que não deve mais reduzir os juros neste ano. A maioria dos analistas, inclusive, ainda espera um pequeno aumento da Selic em 2013.

(Com informações da Reuters)

Fonte: Uol Notícias

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.