Celulares lideram lista de queixa dos consumidores nos Procons
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Os problemas com aparelhos celulares foram o assunto mais reclamado pelos consumidores no ano de 2011 de acordo com o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, divulgado nesta terça-feira (18) pelo Ministério da Justiça.
O cadastro registrou um total de 153.094 reclamações no ano passado nos Procons, contra mais de 19 mil fornecedores.
Os aparelhos celulares motivaram 14,1% do total, mais que o dobro do segundo colocado, que foram as reclamações envolvendo problemas com microcomputadores e produtos de informática, com 6,8%. Na lista do ano passado, os celulares também apareceram no topo da lista, junto com equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
Na terceira posição do ranking estão os eletrodomésticos da linha branca, também com 6,8%, seguidos pelo cartão de credito, com 6,6%, e telefonia celular, com 6,1%.
As reclamações fundamentadas são aquelas que precisam ter audiências para solucionar o conflito entre o consumidor e a empresa e representaram 15,3% do total geral de atendimentos dos Procons no ano passado. O cadastro de reclamações existe desde 2006.
Problemas relatados
Problemas com cobrança foram os mais enfrentados pelos consumidores em 2011 de acordo com o Ministério da Justiça, com 28,1% do total, seguidos por problemas com garantias de produtos, com 24%, e vício ou má qualidade de produto ou serviço, com 18,9%.
Empresas
A Oi foi a empresa mais reclamada de acordo com o cadastro, foram 6.919 reclamações em 2011 contra a empresa, o que corresponde a 4,52% do total.
O G1 procucou a Oi a aguarda um posicionamento sobre o assunto.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário