Cemitérios recebem limpeza para Dia de Finados
A doméstica Maria de Fátima de Araújo, de 45 anos, perdeu há um mês o marido. Nesta segunda-feira (29), carregando flores vermelhas em direção ao túmulo do esposo, no Cemitério de Santo Amaro, área central do Recife, ela reservou o início da semana à organização dos preparativos necessários para o Dia de Finados, que será celebrado na próxima sexta-feira. Cerca de 120 servidores estarão realizando intervenções de limpeza e reparo nos cinco cemitérios públicos do Recife. Ontem, na necrópole de Santo Amaro, já havia movimentação dos funcionários e de parentes que foram com antecedência visitar os túmulos dos entes queridos. Do lado de fora, os 10 boxes de flores já estão funcionando com o trabalho redobrado.
Até o dia de Finados, o efetivo dos servidores será intensificado para intervenções de poda, pintura, varrição e reparos elétricos e hidráulicos nos cemitérios públicos. A necrópole de Santo Amaro começou a passar por uma varrição para a retirada de folhas secas que ainda estavam no chão. Lá, também foi possível observar funcionários particulares realizando reparos nos túmulos de entes queridos da família contratante. Foi o caso de Severino Fernandes, 62, que trabalhava em uma jazida. “As letras dos nomes estavam caindo, inclusive as datas. O túmulo também estava quebrado. Comecei a fazer a reconstrução hoje (ontem) e a família quer hoje (ontem) pronta, já para o dia de Finados”, contou ele. Dona Maria de Fátima, que carregava flores para o marido falecido, estava na presença da amiga Maria de Fátima da Silva, 58. “Tenho um irmão, uma irmã e um sobrinho enterrados aqui no cemitério. Sempre venho no Dia de Finados para as missas e para trazer uma rosa. Aproveitei hoje para verificar se está tudo certo no túmulo”, comentou ela.
Do lado de fora, os boxes encontravam-se cheios de flores. “No começo da semana não tem tanto movimento. Mas quando chega quinta-feira, véspera de Finados, a demanda cresce 50%”, disse o proprietário do box 29, Manuel Moura, 67, que trabalha no local há 49 anos. Segundo ele, as rosas e a flor monsenhor calábria são as mais procuradas no dia. “Trabalha eu, minha esposa e mais dois filhos. Sempre tem muitas famílias comprando flores ou arranjos”, comentou. Segundo José Ermínio de Melo, 39, o número de clientes chega a dobrar durante a véspera e dia de Finados. “Vendemos muito mais de 200 arranjos”, revelou.
Na programação, missas serão realizadas nos cemitérios de Santo Amaro e Parque das Flores a cada duas horas, das 8h até às 16h. O arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido, irá celebrar a missa das 10h em Santo Amaro, e a das 16h no Parque das Flores. Neste último local também serão realizados cultos evangélicos durante o intervalo entre as atividades católicas.
REFORMA
Desde o começo do ano o Cemitério de Santo Amaro está passando por uma série de reformas. No mês de junho, a primeira etapa da obra já foi concluída e o espaço passou a contar com mais de 468 catacumbas e 164 ossuários. Até o final do ano, de acordo com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), serão liberadas mais 375 catacumbas referentes à segunda etapa de ampliação.
O projeto prevê a verticalização do logradouro, com a criação de edificações com andares para o sepultamento e depósito de ossadas, que permitirá mais vagas no cemitério. Será anexada uma área de 2.078 m² à ala sul da necrópole e com a conclusão das obras o espaço vai contar com mais 1.746 catacumbas e 680 ossuários. Atualmente, o local possui 9.024 catacumbas e seis mil ossuários. Ao todo, as obras têm um investimento municipal de R$ 2,5 milhões.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário