Cerca de 85 mil alunos de Pernambuco estão fora da escola
Nesta sexta-feira (05), no Dia Mundial dos Docentes, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Pernambuco (Sintepe) organiza uma mobilização Estadual pelo Direito à Educação das Crianças. Segundo informações do Sindicato, cruzando os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) sobre a população de Pernambuco com as matrículas sistematizadas pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC), acredita-se que 84.957 crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, estão fora da escola. “O objetivo é que possamos fazer uma reflexão com os nossos alunos, em sala de aula, a partir desses dados”, pontuou o presidente do Sintepe, Heleno Araújo.
“Hoje, Pernambuco tem o pior salário professor com nível superior do País. Os profissionais ingressam na carreira ganhando R$ 1.524 por 40 horas. Dessa forma, não conseguiremos incentivar a juventude a seguir a carreira. Além disso, algumas unidades de ensino não apresentam as condições ideais e necessárias para motivar alunos e profissionais da educação”, acrescentou.
Ainda de acordo com dados fornecidos pelo Sintepe, um levantamento feito por diversas entidades ligadas à Educação mostra que a taxa de distorção idade/série chega a 23,2% nos anos iniciais do Ensino Fundamental, passa para 37,3% nos anos finais e alcança 49,1% no Ensino Médio. Já sobre a taxa de abandono e reprovação, os índices são os seguintes: 12,2% nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 21,5% nos anos finais do Ensino Fundamental; e 19,8% no Ensino Médio.
O objetivo é que os professores possam fazer uma reflexão a partir desses dados em cada local de trabalho, não só com os estudantes, mas também com os pais. “Mesmo nas Gerências de Educação é importante que os professores possam parar um minuto e fazer análise sobre a Educação no Brasil com estudantes, colegas e pais. Hoje, o estado brasileiro não está cumprindo com suas obrigações para cumprir essa obrigação. Faltam políticas reestruturadoras de educação. Outro ponto importante é que o Governo não foca na educação básica. Os governos estão tirando a sua responsabilidade do Ensino Fundamental, o que vem comprometendo a qualidade do ensino nos anos iniciais”, argumentou Heleno.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário