Cerca de mil crianças congolesas sofreram abusos sexuais de militares em Angola, acusa ONU

A ONU (Organização das Nações Unidas) acusou nesta sexta-feira (24/02) as Forças de Segurança de Angola de violarem sexualmente cerca de 3.768 imigrantes ilegais provenientes da República Democrática do Congo – incluindo 998 crianças – durante processos de expulsão daquele país entr janeiro e outubro de 2011. As informações são da Agência Lusa, da rede RTP e da Agência Brasil.

Por sua vez, as autoridades de Luanda não reconhecem a dimensão das ocorrências, mas já se comprometeram a investigar os atos e punir eventuais responsáveis.

Os dados foram apresentados pela representante especial para a Violência Sexual em Conflitos, Margot Wallstrom, às vésperas da visita do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a Angola.

Em entrevista concedida à Agência Lusa, Wallstrom admite não ter certeza de que Ban conseguirá discutir o assunto com as autoridades locais durante a visita. “Vamos ver as oportunidades que possibilidades teremos para discussão. Mas sei que é algo em que ele está muito empenhado e comprometido. Certamente vamos acompanhar”, afirmou.

“A ONU está particularmente preocupada com os relatos de alegados abusos de direitos humanos, incluindo violência sexual durante as expulsões, em particular contra mulheres e crianças, cometidos por membros das forças de segurança angolanas”, disse Ki-moon em comunicado.

Segundo o secretário-geral, as expulsões ocorreram de forma isolada em áreas e postos de fronteira entre os dois países, nas regiões da província angolana da Lunda-Norte e do Kasai Ocidental (na R. D. Congo). No total, o número de expulsões é estimado em 71.879 pessoas.

O governo de Angola se comprometeu a facilitar o acesso de missões da ONU e da Organização Internacional de Migrações às áreas consideradas mais delicadas.

Nos depoimentos coletados pelas investigações, constam corrências de coação sexual, espancamentos, privação de alimentos e água.

Outro lado

Apesar de se negarem a reconhecer a dimensão das violações, as autoridades angolanas já se comprometeram a trabalhar conjuntamente com as Nações Unidas para tornar mais limpos os processos de expulsão – cujo direito é reconhecido ao país pela ONU.

A colaboração prometida por Angola inclui igualmente o compromisso de facilitar o acesso de missões da ONU e da OIM (Organização Internacional de Migrações) às áreas focadas pela investigação, em particular com visitas aos centros de detenção, além de permissão para monitorizar as expulsões.

“Minha impressão, quando me encontrei com os representantes do governo angolano, é que há vontade política. Queremos ter certeza de que cumpram”, afirma Wallstrom.

Fonte: Opera Mundi

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.