“Chalita e Haddad devem crescer com propaganda”, diz analista
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
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A pesquisa Datafolha para a Prefeitura de São paulo, divulgada neste sábado, apontou um alto índice de desinformação sobre os candidatos Fernando Haddad (PT) e Gabriel Chalita (PMDB). Apesar do peemedebista ainda ser desconhecido por 40% dos eleitores e o petista por 45%, os candidatos tendem a crescer com o início da propaganda eleitoral na TV e no rádio, a partir do dia 21 de agosto, afirma um analista ouvido pelo Terra. “Os resultados de Chalita e Haddad são o reflexo de uma falta de visibilidade na mídia. São pessoas novas para a população que tendem a crescer com os programas de rádio e televisão”, explica o cientista político Gaudêncio Torquato Rego, acrescentando que o desconhecimento “não causa surpresa”.
Neste sábado, pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo apontou empate técnico entre os candidatos José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB) nas intenções de votos para a Prefeitura de São Paulo. Em um levantamento feito com 1075 eleitores, o tucano aparece com 30% de simpatizantes, contra 26% do outro candidato. A margem de erro é de 3 pontos.
Para Gaudêncio, os resultados se refletem no retrato anterior das pesquisas de intenção de voto que favorecem Serra e Russomanno. “Retrata a lembrança da população sobre Serra, o mais conhecido, ex-prefeito e ex-governador, e o Russomanno, aquele que até pouco tempo tinha um programa de televisão na Record“, considera. Ele acredita que a segunda fase da campanha deve ter uma reviravolta com a visibilidade da propaganda eleitoral. “Acho difícil o Russomanno se sustentar na posição dele”, completa.
O fator de maior surpresa na pesquisa, na opinião do cientista político, foi o aumento do índice de rejeição de José Serra, de 35% para 37%, sete pontos percentuais a mais do que o resultado obtido na intenção de voto. “Este fator acende a luz amarela para o Serra na medida em que os eleitores dizem: ‘não vote de jeito nenhum nessa pessoa’”. Se a campanha tucana não diminuir o índice para 15% ou 20%, acrescenta ele, há o risco de Serra cair nas intenções do eleitorado.
Serra não quis falar sobre o aumento da rejeição em torno de seu nome na capital paulista. “Ainda tem muita coisa para acontecer, nós vamos batalhar para manter a liderança e ganhar as eleições, mas falta debate, falta programa eleitoral. Com o programa de TV é outra dimensão”, disse em referência a uma possível mudança no cenário da intenção de votos.
Fonte: Terra
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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