Cias aéreas Azul e Trip fazem acordo para fusão, dizem jornais
As companhias aéreas Azul e Trip devem anunciar uma fusão nesta segunda-feira (28), publicaram jornais, em mais uma operação de consolidação do setor, que enfrenta preços altos de combustíveis.
A operação deixará os acionistas da Azul, terceira maior empresa aérea do Brasil, com participação majoritária na nova empresa. O restante ficará com os acionistas da Trip.
Segundo o jornal “O Estado de S.Paulo”, 80% da nova empresa ficará sob controle de acionistas da Azul –que incluem o empresário David Neelemann, fundador da empresa, e os fundos de investimento Gávea e TPG.
Já o jornal “Valor Econômico” afirma que a participação da Azul na empresa combinada será de 67%.
Fundada em 1998, a Trip tem entre seus acionistas a companhia aérea norte-americana SkyWest, com 20% da aérea brasileira; e os grupos rodoviários Caprioli e Águia Branca.
Representantes da Azul e da Trip não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto à agência de notícias Reuters.
A Azul terminou o primeiro trimestre com uma participação de mercado no Brasil de 9,91%, enquanto a Trip registrou fatia de 4,17% no mesmo período.
A união das empresas, que possuem frotas de jatos Embraer (EMBR3) e turboélices da ATR, ocorre depois que a TAM (TAMM4) assinou, em março do ano passado, uma carta de intenções para comprar 31% de participação na área regional.
Fonte: Reuters
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário