Ciclistas cariocas pedem socorro

Ciclovia usada como estacionamento: um dos tormentos para quem tenta se deslocar de bicicleta no RioO Rio de Janeiro é a cidade brasileira com maior extensão cicloviária do Brasil: são 235 quilômetros de vias na cidade destinada à circulação exclusiva de bicicletas (dados de junho de 2011). Mas o que era pra ser uma celebração entre os ciclistas cariocas virou tema de protesto. O que eles reivindicam? Que carros, caminhões – e até pedestres! – liberem as faixas exclusivas. “Sai da Ciclovia!” é o nome de um blog, que agora virou página no Facebook e em questão de dias já acumulou quase 300 “curtições”.

A ideia é reunir fotos que mostram flagrantes claros de desrespeito à ciclovia – registros que vão desde o estacionamento de veículos de forma irregular até o acúmulo de pedestres que aguardam na área a vez para atravessar a rua. Mas o objetivo não é denunciar os infratores (mesmo porque as placas dos carros não são divulgadas) nem simplesmente chamar a atenção para os flagras, como explica o criador da iniciativa, o tradutor Arthur Max. “Nossa causa é muito maior. Os carros estacionados sobre ciclofaixas são apenas a parte mais visível e fácil de se fotografar do grande problema: o desrespeito com os ciclistas e o fato de não enxergarem a bicicleta como um meio de transporte”, diz ele.

Max adquiriu o hábito de usar a bicicleta para se locomover diariamente quando morou na Alemanha e no Canadá. E ao voltar ao Brasil decidiu manter o mesmo estilo de vida. “Nunca fui ativista, mas quando você percebe a rejeição crescente só por estarmos na rua, precisa fazer alguma coisa”, conta. A rápida adesão à causa o surpreendeu. Ele espera que mais pessoas se mobilizem e criem consciência. “O desrespeito não é apenas com ciclistas. É de todo mundo com todo mundo. Não existem normas de convivência no trânsito. A ciclovia, aliás, nem seria necessária se houvesse educação.”

Aos desavisados: estacionar em ciclovia é infração grave, que rende cinco pontos na carteira de habilitação e multa de 127,69 reais.

A indignação de um ciclista com a ocupação da ciclovia originou um episódio curioso este ano no Rio. Na noite de 27 de abril, o cinegrafista Marcelo Toscano Bianco ficou indignado ao perceber que a tenda de uma blitz da Lei Seca havia sido montada sobre a ciclovia da Avenida Francisco Otaviano, que liga Ipanema a Copacabana. Quando Bianco parou para fotografar o que considerou um abuso, foi repreendido com a apreensão da bicicleta e multado em 1.723,86 reais, por estar sem capacete e por não ter habilitação para veículo acima de 50 cilindradas. Ele estava em uma bicicleta elétrica. Os fiscais que fizeram a apreensão foram afastados da Operação Lei Seca.

O caso acabou gerando punição para os agentes e um decreto do prefeito Eduardo Paes autorizando as bicicletas elétricas a circular pela cidade, sem necessidade de habilitação, desde que respeitado o limite de 20 km/h em vias públicas.

A causa, encampada por todos os ciclistas – não só os usuários das elétricas – somou-se a uma luta dos cariocas por mais respeito nas ruas. Assim como em São Paulo, no Rio é crescente o movimento de bicicletas no trânsito, nas ciclovias e até em calçadas – o que representa um desrespeito com o pedestre. A sensação geral é de que, com mais espaço e mais respeito, a cidade pode ter mais bicicletas e menos engarrafamentos.

Fonte: VEJA

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.