Ciclo de debates discute mobilidade e sustentabilidade no Recife

De acordo com os dados do Censo 2010, 30% dos deslocamentos feitos no Brasil são realizados a pé. Sabendo disso, as questões de mobilidade, acessibilidade e inclusão das calçadas do Recife foram os assuntos que abriram, nesta quinta-feira (23), o ciclo de debates “Desafios para a mobilidade no Recife: contribuições para uma cidade mais sustentável”.

 O tema “Calçada: o primeiro degrau da cidadania urbana” ficou sob a responsabilidade do arquiteto e consultor da TGI, Francisco Cunha. Entre os debatedores, a editora Executiva de Comunicação Digital da Folha de Pernambuco, Lorena Ferrário, trouxe dados sobre a situação atual das calçadas do Recife.

Durante o encontro, voltado para profissionais da área e interessados em acessibilidade e mobilidade urbana, Francisco Cunha mostrou os principais problemas encontrados nas calçadas do Recife. Buracos, árvores, postes, lixeiras, anúncios e vários outros obstáculos instalados nas calçadas dificultam a passagem das pessoas.

 “As calçadas precisam funcionar para o pedestre. Se uma cidade não respeita esse espaço, não pode respeitar mais nada”, afirmou Cunha.

Outro ponto abordado pelo arquiteto foi o estacionamento de veículos nas calçadas. Apesar de ser proibido estacionar no passeio, de acordo com inciso VIII do artigo 181, do Código de Trânsito Brasileiro, a cena se repete em vários bairros do Recife. “As calçadas são parte integrante do sistema de transporte de uma cidade. Precisam da atenção de todos”.

Sobre o tema, Lorena Ferrário apontou a baixa quantidade de multas aplicadas no Recife. De acordo com dados de Detran-PE, o número gira em torno de 1 mil a 1,5 mil por mês, em 2012, para motoristas que estacionam o carro em cima das calçadas. “Mas já houve um aumento expressivo quando comparado à quantidade de multa aplicada no ano anterior”. Atualmente, o Recife possui apenas cerca de 4% das calçadas acessíveis.

Apesar das legislações municipais no Brasil afirmarem que a manutenção das calçadas é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis (com exceção das grandes vias e locais com grande fluxo de pedestres), o palestrante e os debatedores enfatizaram a necessidade do poder público participar dessa gestão. “A lei já existe e deve ser aplicada. O poder público tem o papel de fiscalizador, mas também deve orientar”, comenta Cunha.

O evento contou ainda com a presença da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) do Recife, Paulo Monteiro, e do engenheiro civil e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Leonardo Meira. O ciclo de debates continua no dia 30 de agosto com o tema “Transporte individual x coletivo: desafios para a mobilidade no Recife”. O palestrante será o consultor Germano Travassos.

Já no dia 13 de setembro, o tema será “Por um Recife mais acessível”, que será abordado pelo coordenador do Comitê de Inclusão e acessibilidade da Chesf, Manoel Aguiar. O último debate está marcado para acontecer no dia 20 de setembro e abordará “O papel das bicicletas e das motocicletas para a mobilidade urbana e a inclusão social”. A palestra será ministrada pelo coordenador geral do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, da Prefeitura do Recife, Milton Botler.

No fim do ciclo de debates, um relatório com o que foi apresentado e discutido pelos palestrantes, debatedores e participantes será entregue a todos os candidatos a prefeito do Recife. As palestras começam sempre às 9h, na sede da JBR Engenharia, na rua Gonçalves Dias, 123, Campo Grande.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.