Cisam terá ampliação do atendimento de gestantes de risco durante sua reforma
O Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), unidade de saúde da Universidade de Pernambuco (UPE), não irá deixar de atender as pacientes de alto risco durante durante o período de reforma. Isso porque a maternidade funcionará, provisoriamente, nas dependências do Hospital Alfa, localizado no bairro de Boa Viagem.
De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, toda equipe do Cisam será relocada para o Hospital Alfa, o que garante, pelo menos, 200 partos normais. Durante a execução das reformas as consultas (ambulatórios) ocorrerão normalmente no Centro. As cirurgias ginecológicas serão realizadas no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), também pertencente ao Complexo Hospitalar da UPE.
As melhorias no Centro de Saúde incluem substituição de toda estrutura da coberta e telhado, substituição da rede elétrica interna e externa, incluindo nova sub-estação e climatização da unidade. Também serão concluídas a Casa da Mulher e a Unidade de Terapia Intensiva, voltada à mulher gestante.
Parte dos recursos destinados para as obras já foram repassados pelo Governo do Estado e espera-se apenas a conclusão dos processos de escolha das empresas que executarão as obras de engenharia a partir do final deste mês. Estes serviços foram orçados em mais de R$ 6 milhões, garantidos pelo Estado. O prazo para conclusão das obras será de 180 dias a partir do seu inicio.
Com o final da reforma, o Cisam/UPE voltará a ter atendimento pleno como hospital universitário e com capacidade de realizar mais de 350 partos de riscos por mês, além dos procedimentos de ginecologia e dos recém-nascidos que precisam de terapia intensiva ou semi-intensiva. Ainda dentro do programa de recuperação dos hospitais universitários da UPE foram garantidos recursos (R$ 1.200.000,00) para compra de novos equipamentos médicos para a unidade, quase todos já entregues e esperando as novas instalações. Concurso Público
O Governo de Pernambuco também autorizou a UPE a realização de concurso público, divulgado através da portaria conjunta SAD/UPE no 60, de 13 de junho de 2012, para contratação de 107 profissionais de diversas áreas (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros), todos para a maternidade. Os candidatos aprovados estão apenas aguardando a homologação e convocação para assumirem seus cargos. A gestão de todas as unidades do Cisam, mesmo durante o período da reforma, será de responsabilidade da Universidade de Pernambuco, conforme normas estabelecidas pelo Conselho Universitário.
Fonte: Folha PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário